Rainha Letizia assume os cabelos brancos

A monarca espanhola tem vindo a assumir progressivamente os fios de cabelo branco. Numa decisão que tem vindo a emergir desde o verão, tem sido nas primeiras cerimónias de 2019, nas quais que a rainha Letizia participou, que as dúvidas deixaram de ter qualquer eco: os cabelos brancos estão para ficar assumidos.

Cuidadosa e meticulosa, a imprensa lembra que tal facto jamais poderia ser fruto de esquecimento. Vindo de Letizia, com 46 anos, é uma decisão claramente pensada. A pergunta que se coloca é a de ‘por que razão’?

Libertação de hábitos com caráter obrigatório – a necessidade de pintura constante e de visitas regulares ao cabeleireiro – ou estratégia pela naturalidade e pela imagem mais régia de autoridade e experiência, o debate desta especialidade em Espanha tem sido feito nestes termos, mas sem ignorar um detalhe: há cabelos brancos em Letizia, sim, mas não rugas, como indagava a espanhola Vanitatis.

Numa altura em que os produtos para este tipo de cabelos e mesmo as indústrias da moda e beleza vão acomodando estes novos imperativos de diversidade e exigências das mulheres, esta busca pela naturalidade e pela imagem de sapiência que lhe estão associadas pode bem parecer uma resposta da monarca a uma nova premissa que se se vai instalando na sociedade.

Ao mesmo tempo, é importante vincar que as apostas na naturalidade em Letizia tem ido muito além da cabeleira. O rosto sem maquilhagem foi também uma decisão recente e surpreendente por parte da monarca de Espanha quando, em setembro de 2018, no momento em que levava as filhas à escola, surgia livre de maquilhagem no rosto.

Na galeria acima, veja e reveja o estilo e as opções de beleza e maquilhagem mais naturais da Rainha de Espanha.

CB

Imagem de destaque: Reuters

“As plebeias foram as mães de aluguer, mas com tiaras e brilhantes” 

Como estou a assumir os brancos: cansei-me de pintar o cabelo!