Rainha Letizia deixa recolhimento para partir em ajuda humanitária às Honduras

Letizia (2)
[Fotografia: Instagram]

Desde março sem sair de Espanha devido à pandemia, a rainha Letizia vai partir em missão humanitária na próxima semana. A 14 e 15 de dezembro, a mulher de Felipe VI vai retomar a agenda internacional e vai até às Honduras, onde irá entregar ajuda na sequência da devastação provocada na região pelos furacões Eta e Iota.

Uma confirmação que chega esta quinta-feira, 10 de dezembro, dia Internacional dos Direitos Humanos, por parte do Ministério dos Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação.

Recorde-se que as fortes chuvas e ventos, as inundações e os deslocamentos de terra provocados pelos furacões Eta e Iota, que fustigaram quase toda a América Central nas primeiras semanas de novembro, deixaram centenas de mortos e de desaparecidos e prejuízos milionários nas infraestruturas e na agricultura.

“Em conjunto com os nossos aliados, a Unicef está a responder às necessidades de mais de 646 mil pessoas, incluindo 327 mil crianças, com bens de primeira necessidade e com o acesso a serviços nos albergues e comunidades das zonas mais afetadas [pelos dois furacões] no Belize, Guatemala, Honduras e Nicarágua”, referia a agência da ONU, no início do mês de dezembro.

A entidade estava a tentar angariar “com urgência” mais de 500 milhões de dólares (414 milhões de euros) para proporcionar “assistência vital” a 17,4 milhões de pessoas, incluindo 11,7 milhões de crianças na América Latina e Caraíbas”.