Brincos portugueses brilham no look da rainha espanhola

Ícone de estilo desde que namorava o então príncipe Filipe, a Rainha Letizia é em cada aparição pública que faz escrutinada ao detalhe nas escolhas que faz. No jantar que os reis de Espanha ofereceram a Marcelo Rebelo de Sousa, esta terça-feira em Madrid, as joias de Letizia tiveram um papel diplomático: a rainha de Espanha escolheu um par de brincos de filigrana portuguesa que brilharam sobre o conjunto Carolina Herrera negro que usou.

Se o efeito Letizia se repetir, como sempre que acontece quando usa uma peça de destaque, é de esperar que as espanholas invadam Portugal para se abastecerem destas peças típicas da ourivesaria portuguesa.

Diplomacia das joias

As joias usadas por várias mulheres de poder como arma diplomática. Os brincos portugueses são usados por Letizia como sinal de amizade entre os dois países e esta escolha, usada um dia depois do jantar de gala em que a rainha usou uma coroa da Cartier, só dignifica a ourivesaria tradicional portuguesa.

Madeleine Albright dava particular destaque às mensagens políticas passadas pelas joias que usava, normalmente na lapela. Usar um falcão ou um leão, dizia a Secretária De Estado dos Estados Unidos da América, tinha significados completamente distintos.