Rainha Letizia entre a tradição e a ousadia. Monarca mostra ‘piercing’

SPAIN-ROYALS-NEW YEAR-PARADE
[Fotografia: Mariscal / POOL / AFP]

Na primeira cerimónia do ano, a Rainha Letizia de Espanha voltou a apostar no look cerimonial, com um vestido azul em veludo, estilo camisa, com saia larga e cinto no mesmo pano. Um coordenado usado em dia de Reis, 6 de janeiro, e que ficou completo com um casaco curto de pele.

Mas se a tradição na cor e na escolha se cumpriram, a monarca espanhola conferiu-lhe um traço de irreverência, um detalhe que nunca antes lhe tinha sido detetado, muito menos em cerimónias oficiais: um piercing.

(Photo by Mariscal / POOL / AFP)

A mãe da princesa Sofia e da Infanta Leonor mostrou ter um segundo furo na orelha esquerda com uma pequena bola prateada. Sinais dos tempos e das tendências para 2022 já antecipadas pelo Delas.pt, trata-se de um pormenor que confere a Letizia, que vai completar em setembro 50 anos, um visual rejuvenescedor e ousado.

As mensagens de Felipe VI em Dia de Reis

O Rei de Espanha recordou as vítimas da ETA, quando em 2021 se celebrou o 10º aniversário do fim da violência “brutal” da organização terrorista, e garantiu que a sua “força moral é guia para os espanhóis”.

“Quero homenagear com grande emoção a memória e a dignidade das vítimas do terrorismo. Muitas delas pertenceram às Forças Armadas e às forças e órgãos de segurança do Estado. Enviamos aos seus familiares uma mensagem de incentivo e admiração”, disse o monarca espanhol no seu discurso de inauguração do novo ano na tradicional cerimónia da Páscoa Militar, que se celebrou esta quinta-feira, 6 de janeiro.

Felipe VI também recordou os soldados mortos em missões internacionais, juntando-se à “dor e tristeza” dos seus familiares.

“Sempre lhes agradecemos, e às suas famílias, pelo exemplo que deram, nos momentos mais difíceis. E estaremos sempre em dívida com todos eles”, disse o chefe de Estado.

Na cerimónia da Páscoa Militar, realizada no Palácio Real de Madrid, Felipe VI estava acompanhado da rainha Letizia, tendo participado igualmente o chefe do Governo, Pedro Sánchez, a ministra da Defesa, Margarita Robles, o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, e as principais autoridades militares e da Guarda Civil.

O Rei expressou ainda o seu “orgulho, apreço e gratidão” pela “forte vocação para servir” manifestada pelas Forças Armadas espanholas perante o desastre natural da erupção do vulcão La Palma, a pandemia de covid-19 e a tempestade Filomena.

Para o Rei espanhol, a resposta dada às emergências ocorridas nos últimos meses mostra “a vontade, determinação e solidariedade” dos militares.

“Eles são, em suma, um reflexo fiel da nossa sociedade. O seu empenho é sempre pautado pela dedicação à Espanha e por uma forte vocação de servir”, sublinhou Felipe VI.

“Desejo expressar-vos o orgulho da sociedade espanhola pela instituição militar. É, sem dúvida, a melhor recompensa e implica apreço e gratidão pelo vosso trabalho e pelos vossos valores”, concluiu o Rei espanhol.

Felipe VI referiu-se ainda à missão militar espanhola no Afeganistão, que terminou no ano passado, no fim de duas décadas de cooperação no âmbito da NATO e da aliança internacional liderada pelos Estados Unidos.

O Rei espanhol considerou pertinente analisar com os países aliados os resultados finais da missão no Afeganistão, para “extrair as lições necessárias”.