Rainha Sofia: 80 anos de discrição, bom gosto e polémicas

Há anos que a imagem discreta e de bom gosto se lhe cola a pele. E sempre que pensamos em Rainha Sofia vemos as túnicas e calças largas, os sapatos rasos e o sorriso aberto.

Um rosto que não perdeu a candura mesmo quando se viu confrontada com as mais recentes polémicas: os atritos com Letizia, mulher do rei Felipe VI, as traições do rei emérito Juan Carlos, o escândalo financeiro em que o seu genro, Iñaki Urdangarin, esteve envolvido, a separação protagonizada pela filha mais velha, Infante Elena.

Uma vida nem sempre fácil, mas sempre, de alguma forma, sob os holofotes. Agora, no dia em que comemora 80 anos – a Rainha Sofia nasceu a 2 de novembro de 1938, em Atenas, Grécia -, é altura de rever a vida e o estilo de uma das monarcas mais discretas. Na galeria acima pode recordá-la em cerca de meia centena de imagens

Festa em família e concerto com Placido Domingo

Segundo informações veiculadas pelo Palácio da Zarzuela, fonte oficial, é esperado um encontro em família, com a chegada da Infanta Cristina e dos filhos, que se deverão juntar aos restantes elementos da casa real. A imprensa espanhola fala em cerca de 50 familiares e amigos muito chegados de Sofía.

Do programa oficial desta sexta-feira, 2 de novembro, consta um concerto que deverá ter lugar na Escola Superior de Música Rainha Sofía, a começar pelas 18.30. Um momento que contará com a presença dos reis eméritos -Juan Carlos e a própria – e que acontecerá sob a batuta de Placido Domingo.

Imagem de destaque: Albert Gea/Reuters

Espanha: Princesa Leonor vai estrear-se oficialmente a ler a Constituição

Herdeiras reais: Nem todas têm trono garantido, mas já têm a coroa do poder e influência