Raparigas Rebeldes: o caderno que todas as adolescentes vão querer ter

“Sou uma rapariga rebelde” é um caderno interativo, um espécie de agenda de pequenas revoluções, que promete “treinar as raparigas rebeldes e combativas” para construir um “mundo melhor, todos os dias, página por página”. Esta é a premissa de Francesca Cavallo e Elena Favilli, as autoras do caderno e também do movimento ‘Raparigas Rebeldes’.

[DR]
Editado pela Nuvem de Tinta, este caderno apresenta, em pouco mais de 200 páginas, um conjunto de ilustrações onde as adolescentes podem escrever o que quiserem. Quais as suas maiores lutas? Quais os seus medos e sonhos? Como amar o seu corpo? Estas são algumas das possibilidades que, ao folhear o livro, poderá encontrar.

Mais: com este livro, as adolescentes podem ainda pensar sobre quais as lutas que vale a pena travar, escrever um poema de amor ao seu corpo, entrevistar uma mulher que admirem, por exemplo. Estas são apenas algumas das propostas das autoras para que, quem tenha este livro, possa guardar nele os seus maiores segredos e dar asas à sua imaginação.

O movimento das “Raparigas Rebeldes”

Francesca Cavallo e Elena Favilli são autoras dos livros que estiveram na lista dos mais vendidos do New York Times e fundadoras do movimento Raparigas Rebeldes. Já tinham lançado o livro “Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes” e na sua carreira já contam com algumas distinções, como o Prémio Star Watch da Publishers Weekly.

Propondo sempre uma leitura para as mais jovens, o objetivo das duas autoras é dar voz e orientação a todas as raparigas do mundo que querem seguir o seu próprio caminho. “Quando éramos pequenas, fomos ensinadas a colorir dentro das linhas que outras pessoas desenharam para nós. Fomos ensinadas a dizer «sim», mesmo quando queríamos dizer «não». (…) Chegou o momento de deixarmos de ensinar estas coisas”, podemos ler na introdução do livro.

Percorra a galeria de imagens e veja algumas das páginas que vai poder encontrar dentro do caderno “Sou uma Rapariga Rebelde”.

Francielly Barbosa tem apenas 17 anos e já soma 10 prémios de ciência no currículo

10 dicas essenciais para fazer do mundo um local melhor