‘Rapper’ Capicua protagoniza mural em Matosinhos

Capicua no JN NorthFestival 2022
[Fotografia: André Rolo / Global Imagens]

A exposição de arte “As Estrelas do Caminho”, com um total de 370 quilómetros, que liga o Caminho Francês de Santiago de Compostela ao Caminho Português, termina em Matosinhos com um mural em homenagem à ‘rapper’ Capicua.

Esta exposição, considerada a “mais extensa do mundo”, é composta por nove murais que atravessam o Caminho de Santiago de Compostela, sublinha a organizadora do evento, a Estrella Galicia, em comunicado.

Os nove murais do Caminho Português de Santiago de Compostela atravessam 230 quilómetros e retratam as personagens locais “com histórias de superação vincadas à terra e ao Caminho de Santiago”.

Os murais foram desenvolvidos pela artista galega Lula Goce e pelo artista português Daniel Eime, em nove localidades: Padrón, Caldas de Reis, Pontevedra, O Porriño, Tui, em Espanha, e Rubiães, Ponte de Lima, Barcelos e Matosinhos, em Portugal.

Junto de cada mural está um QR Code para conhecer melhor as histórias por detrás de “As Estrelas do Caminho“. O mural final que retrata Ana Matos, mais conhecida como Capicua, ‘rapper’ e escritora natural do Porto, começa a ser desenvolvido “em breve”, em Matosinhos, na Rua de Recarei 883. O autor é o artista Daniel Eime, também natural do Porto.

“A ampliação do projeto para Matosinhos pretende continuar a homenagear os verdadeiros protagonistas do Caminho de Santiago, a população que vive estas regiões intensamente, e de certa forma fazem parte da história do Caminho de Santiago, ao disponibilizarem as suas cidades e aldeias aos peregrinos”, refere a cervejaria galega Estrella Galicia, que assim pretende demonstrar que “existem encontros e histórias que unem a Galiza a Portugal”.

O diálogo é o fio condutor destas obras de Lula Goce e Daniel Eime, que foram alternando a autoria dos murais ao longo do itinerário, estabelecendo uma conversa e intercâmbio cultural com os protagonistas e as regiões.

“Na Estrella Galicia queremos homenagear os que fazem deste caminho uma experiência única. As nove personalidades que protagonizam estes murais representam perfeitamente o espírito inconformista da nossa marca, e para nós tem sido um orgulho poder contar estas histórias através dos talentos de Lula e Daniel”, afirma Santiago Miguélez, diretor de Marketing da Estrella Galicia Ibéria.

Cada mural representa “um protagonista local com uma história de luta pessoal que reflete o seu vínculo à sua terra ou ao Caminho. São artistas, artesãos ou atletas que encarnam o espírito do peregrino, com valores como a superação e a irmandade”.

Citada no comunicado, a cantora e compositora portuguesa Ana Matos (Capicua) salienta que “o Caminho de Santiago é a ligação umbilical entre os dois povos que, no fundo, fazem parte da mesma cultura”.

Por outro lado, Tino Lores, natural de Pontevedra e retratado no mural da sua cidade natal, que participou na recuperação do Caminho Português nos anos de 1980, afirma que é com “os valores da amizade, solidariedade e da ajuda” que se fazem “os 1.200 anos de história do Caminho de Santiago”.