Razões pelas quais o telemóvel fica lento e como consertar

pexels-wdnet-887751
[Fotografia: Pexels/Wdnet]

As pessoas já não sabem viver sem telemóvel, mas a dor de cabeça começa quando os smartphones ficam lentos.

Existem alguns fatores que contribuem para a desaceleração de telemóveis mais antigos, mas também existem algumas medidas a adotar para prevenir o desgaste a um nível galopante.

Atualizações de software

Uma das coisas que leva ao desgaste do telemóvel, devia fazer completamente o oposto. Falamos das atualizações de software, que, tal como Trevor Cooke, especialista de privacidade da Earthweb, explicou ao StudyFinds, “são frequentemente otimizadas para o hardware mais recente, o que pode sobrecarregar dispositivos mais antigos, levando à diminuição do desempenho”.

Embora as atualizações de software sejam necessárias para manter o telemóvel a funcionar, pode saltar algumas se tiver um dispositivo mais antigo.

Degradação de bateria

Outro grande problema para telemóveis mais antigos são as baterias. Com o tempo, a carga que a bateria de um smartphone pode aguentar diminuirá naturalmente. Uma bateria mais fraca leva a um desempenho mais baixo.

Para prevenir a degradação da bateria, a solução passa por ser bastante rigorosa na hora de meter o telemóvel a carregar. Evite temperaturas extremas e deixe o seu dispositivo no carregador por muito tempo quando ele já estiver completamente carregado.

Limitações de hardware

As limitações de hardware desempenham um papel fundamental na desaceleração de telemóveis mais antigos. Enquanto os modelos mais recentes de smartphones no mercado possuem processadores mais rápidos, mais RAM e recursos avançados, os modelos mais antigos terão dificuldade em acompanhar a evolução. Além disso, softwares mais modernos exigirão mais energia, que os dispositivos mais antigos não terão.

A melhor forma de contrariar as limitações de hardware passa por limpar regularmente arquivos, aplicações, fotos e vídeos desnecessários para libertar espaço de armazenamento. Serviços de armazenamento em nuvem, como o iCloud, ou unidades externas são ótimos para guardar dados para os quais não tem espaço.