Razões que explicam “passo atrás” de Meghan e Harry

meghan
[Fotografia: Instagram]

As razões para o afastamento de Meghan Markle e o Príncipe Harry da Família Real Britânica deve-se ao facto de eles quererem proteger o seu primogénito, Archie. Quem o diz é Richard Fitzwilliams, especialista na monarquia britânica e, em particular, no percurso cumprido por Diana de Gales.

“Eles querem fazer as coisas à maneira deles, não querem estar presos ao Palácio de Buckingham e querem fazer crescer o Archie de uma forma diferente, afastado dos holofotes”, explicou o especialista ao Delas.pt e na sequência do anúncio da independência financeira da realeza, da abdicação dos deveres reais, mas não dos títulos, por parte de Meghan e Harry, anunciados na quarta-feira, 8 de janeiro, no Instagram.

Segurança e bem-estar

Viver sob o olhar de todo o mundo não é tarefa fácil, e o príncipe Harry sabe disso como poucos. Depois do que aconteceu à mãe – a Princesa Diana, que morreu em 1997 num trágico acidente de automóvel, enquanto era perseguida por paparazziso sexto na linha de sucessão ao trono de Inglaterra e a mulher tomaram medidas para proteger o seu filho Archie, de sete meses.

Por isso, Fitzwilliams revelou ao Delas.pt que “se eles passarem a vida entre a Inglaterra e o território norte-americano, vão precisar de muita segurança e vão ter de ser eles a suportar os custos”.

Foi em outubro de 2019 que Meghan Markle e o príncipe Harry processaram os jornais britânicos The Mail on Sunday e The Daily Mirror por estes desrespeitarem os direitos de autor e privacidade dos duques de Sussex.

Na altura, o anúncio foi feito em carta aberta através do site suxessroyals.com. “Eles ficaram obcecados com o que a imprensa dizia e, devido às críticas, processaram os jornais britânicos”, relatou o especialista.

Meghan, com percurso diferente, afastada dos holofotes

Richard Fitzwilliams sublinha que Meghan Markle veio revolucionar a Família Real, sendo, por isso mesmo, um foco de maior atenção do qual se pretende escapar. “Ela tem uma história muito especial: é uma mulher divorciada, afro-americana e ex-atriz e talvez isso tenha atraído mais as críticas”, revelou.

Num documentário feito pela empresa britânica ITV, sobre a vida dos duques, Meghan falou abertamente sobre o quanto o constante escrutínio por parte da imprensa e do público afetava a saúde mental do casal. “Nunca achei que isto ia ser fácil, mas achei que ia ser justo e essa é a parte mais difícil de conciliar”, admitiu a ex-atriz em entrevista com a ITV.

Nessa ocasião, o casal voltou a expressar o desejo de ter mais privacidade, especialmente devido ao bem-estar do seu filho. A duquesa admitiu ainda que têm tentado não falar sobre as críticas, mas revelou que não tem sido saudável para eles esconder as emoções.

 

Rainha apanhada de surpresa

Quem não sabia que isto se ia passar era a rainha Isabel II e os restantes membros seniores da família. Segundo Richard Fitzwilliams, esta situação vai afetar toda a Família Real: “Esta situação é um grande choque e o facto da Rainha e o resto da família não terem sido consultados previamente é muito controverso”.

O especialista confessa ainda que “o príncipe Harry cresceu a saber que um dia poderia vir a ser rei e que tinha de ser leal à rainha, e é isso parece estar falta”, revelou.

Apesar de o assunto ser polémico e de ainda estarem muitas dúvidas por esclarecer, Harry continua no sexto lugar da linha de sucessão ao trono de Inglaterra, mas “embora eles ainda estejam ligados à Família Real, no futuro, nunca se sabe se eles não vão mesmo sair”, admitiu o especialista.