Publicidade Continue a leitura a seguir

Reações pouco convencionais dos orgasmos

[Fotografia: Unsplash/Laura Chouette]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O orgasmo também pode trazer outros efeitos para lá do prazer. Nem todos podem parecer óbvios, mas podem surgir raramente. Veja como a ciência os explica.

Os especialistas, que publicaram o estudo na Sexual Medicine Reviews sobre a resposta do corpo ao orgasmo, chegaram à conclusão que pode trazer os seguintes sintomas: gripe, dores de cabeça, espirros, risos, choro e alucinações ligeiras.

Depois da relação sexual ou masturbação, a pessoa pode sentir sintomas iguais ao de uma gripe ou constipação. Segundo a Rare Deseases, as consequências podem durar segundos, minutos ou horas e é mais provável que aconteça ao sexo masculino porque a reação tem origem no sémen do homem.

As dores de cabeça surgem antes, e depois, do ato sexual. Isto varia consoante as pessoas. É normal sentir-se uma dor aguda e que vá piorando à medida que vai ficando mais excitada, tal como conta a Clínica Maiyo.

Após o término do ato sexual, as dores de cabeça podem continuar. No entanto, apesar de ser um sintoma comum, existem pessoas que nunca tiverem este tipo de dores.

Já os espirros aparecem como uma resposta do corpo ao orgasmo, “mais comum do que o esperado”, de acordo com um texto publicado no Jornal of the Royal Society of Medicine.

Durante o sexo, o sistema nervoso que controla as funções do corpo está a ser estimulado e acaba por “disparar” o espirro.

O riso acaba por aparecer depois do orgasmo como uma reação à intensidade do ato sexual para o corpo, segundo a Dr. Pepper Schwartz. O contrário também pode acontecer: chorar. A tristeza é um sentimento comum após o sexo, tal como conta este estudo.

Por fim, pode experienciar um momento de alucinação. De acordo com um estudo turco publicado em 2011, 75% das mulheres inquiridas garantira ter sentido uma “sensação momentânea de abandono dos seus corpos”.