Realeza brilha nos prémios BAFTA

A cerimónia de entrega dos BAFTA, os prémios britânicos de cinema, ficou marcada pela realeza, no sentido literal e no sentido ficcional do termo, digamos assim. Se, por um lado, Kate Middleton reinou na passadeira vermelha, com um vestido comprido branco e uns brincos que terão pertencido à princesa Diana, na entrega dos prémios propriamente ditos a honra coube à equipa do filme ‘A Favorita‘, obra que retrata a corte inglesa no século XVIII, na fase final do reinado de Ana da Grã-Bretanha.

 

Princípe William e Kate Middleton, Duques de Cambridge, na chegada aos prémios BAFTA [Tim Ireland/Pool via REUTERS]
Realizado pelo grego Yorgos Lanthimos, ‘A Favorita’ arrecadou o maior número de prémios, sete no total, entre eles o de Melhor Atriz Principal, para Olivia Coleman, no papel da rainha Ana, e de Melhor Atriz Secundária, para Rachel Weisz, no papel de Lady Sarah, Melhor Filme Britânico, Melhor Argumento Original e Melhor Figurino, entre outros. ‘A Favorita’ está também na corrida aos Óscares.

‘Roma’, de Alfonso Cuarón, venceu nas categorias de Melhor Filme e Melhor Realização, Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Fotografia.

O prémio de Melhor Ator foi para Rami Malek, no filme ‘Bohemian Rhapsody’, e Mahershala Ali foi considerado o Melhor Ator Secundário, pelo papel no filme ‘Green Book’.

Já o prémio revelação distinguiu a atriz Letitia Wright, pelo papel no filme ‘Black Panther’, e ‘Free Solo’ ganhou na categoria de documentário.

A cerimónia dos British Academy of Film and Television Arts realizou-se, este domingo à noite, no Royal Albert Hall, de Londres. Veja na galeria imagens da passadeira vermelha.

 

AT com Lusa

Histórias de mulheres nos favoritos aos Óscares