Recebe pensão até 1068 euros? Aumento de dez euros mensais vai ser pago esta sexta, 8 de julho

cuidadoras
[Fotografia: Andrea Piccardia/Pexels]

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, 6 de julho, que na sexta, 8 de julho, serão pagos os aumentos extraordinários de pensões previstos no Orçamento do Estado para 2022.

“Mas mesmo nas circunstâncias difíceis, vamos cumprir o que foram as promessas fundamentais feitas aos portugueses. O Orçamento que o senhor chumbou – e que voltou recentemente a chumbar – e finalmente entrou em vigor, vai permitir que na próxima sexta-feira paguemos com retroativos a janeiro o aumento extraordinário de pensões com que nos tínhamos comprometido a todos os pensionistas até 1068 euros”, afirmou o primeiro-ministro António Costa em resposta ao líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares.

Uma medida já constante no Orçamento do Estado e já com data prevista para julho, mas que agora ganha um dia concreto: sexta-feira, 8 de julho. O incremento é, recorde-se, de dez euros mensais a contar desde janeiro, com os retroativos a chegarem às contas dos pensionistas nesta fase. O pagamento deverá abranger mais de dois milhões de portugueses, num custo global estimado de 200 milhões de euros.

Em janeiro, as pensões foram atualizadas de acordo com a lei que tem conta a inflação e o crescimento económico com aumentos entre 1% e 0,24%. Em 2021, o aumento extraordinário foi pago aos pensionistas que recebem até 658 euros (1,5 IAS).

CB com Lusa