Receita. Estas bolachas tipo Maria são perfeitas para pôr na lancheira dos miúdos

bo1

Engenheira Zootécnica de formação, Márcia Patrício tem vindo a partilhar o seu estilo de vida natural e sustentável no blogue Temperos da Argas, que criou há 10 anos, incluindo receitas de inspiração paleo para toda a família. Agora, as criações de Márcia passaram também para o papel com o lançamento de um livro editado pela Saída de Emergência e batizado com o mesmo nome que o blogue.

Neste é possível encontrar a história da engenheira, mas também dicas sobre como iniciar uma alimentação mais saudável com as crianças e, ainda, várias receitas, que se dividem em 10 categorias: pequeno-almoço, pão, sopas, carne, peixe, snacks salgados e marmitas, bolos e bolachas, sobremesas e snacks doces, molhos básicos e ainda sugestões para os mais pequenos. Foi nesta última categoria que o Delas encontrou a receita de bolacha tipo Maria, que partilha abaixo. Demora apenas 30 minutos e resulta em 30 unidades. Segundo Márcia é perfeita para crianças e bebés por ser fácil de mastigar.

Ingredientes:
115 gr de farinha de aveia
110 gr de bebida vegetal ou água
75 gr de flocos de aveia finos
60 grr de fubá de mandioca
2 colheres de sopa de linhaça dourada moída
2-3 colheres de sopa de xarope de tâmaras
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Preparação:
Misture todos os ingredientes num robô de cozinha até obter uma massa moldável e que não pegue às mãos. Se necessário, acerte a humidade da massa adicionando mais bebida vegetal, no caso de ter uma massa demasiado enfarinhada, ou adicionando um pouco mais de qualquer uma das farinhas, se a massa estiver demasiado líquida.

Estique a massa entre duas folhas de papel vegetal utilizando um rolo da massa. Corte, utilizando cortadores divertidos.

Coloque um tabuleiro sobre uma folha de papel vegetal, e coza em forno pré-aquecido a 180.ºC durante aproximadamente 10 minutos ou até estarem a gosto. Guarde numa caixa fechada, conservando-se bem à temperatura ambiente durante cinco dias.