Receita para um Super Brownie sem açúcar (em cinco passos)

pexels-pixabay-45202(1)

Desengane-se se pensa ser difícil fazer um delicioso brownie em casa. A receita que lhe trazemos este fim-de-semana promete um Super Brownie em apenas cinco passos e com o bónus de ser uma versão mais saudável, o que nos permite comer sem culpas.

Além de não possuir glúten, “é um Super Brownie porque não leva açúcar refinado, é feito com amêndoas e cacau e é delicioso”, explica Sofia Paixão, autora da receita e do livro Sem Glúten com Paixão, onde se encontram muitas outras sugestões culinárias. Apaixonada por cozinha, Sofia diz ainda existir um outro segredo (que poucas vezes revela) na receita do Super Brownie – disponível na galeria de imagens acima.

Trata-se da beterraba, alimento que muitas pessoas reprovam: “Nem toda a gente gosta do sabor e/ou da textura da beterraba… Mas se for esse o seu caso, não deixe de o experimentar”, sugere Sofia no seu livro.

Muitas são as versões de brownie existentes, desde as que levam frutos secos, passando pelas que possuem frutos vermelhos ou até as que levam calda de chocolate. Conhecido por ser servido em pequenos quadrados, o brownie é uma espécie de bolo de chocolate típico dos Estados Unidos e que facilmente conquistou o mundo dos mais gulosos.

Ingredientes

  • 200 g de chocolate preto sem glúten;
  • 150 g de amêndoas torradas, com ou sem pele;
  • 250 g de beterraba cozida;
  • 4 ovos;
  • 4 a 6 colheres de sopa de mel ou xarope de ácer;
  • 5 colheres de sopa de azeite extra virgem;
  • ½ colher de chá de baunilha;
  • 2 colheres de sopa rasas de cacau em pó;
  • 1 colher de chá cheia de fermento para bolos
  • 1 pitada de sal marinho.

Preparação

1º Passo: Pré aquecer o forno a 180ºC e começar por triturar as 200 g de chocolate, até obter uma farinha, e reservar. Fazer o mesmo com as amêndoas, deixando-as igualmente de parte.

2º Passo: Bater a beterraba, juntamente com os ovos, o mel, o azeite e a baunilha até ficar com um creme liso, com muitas bolhas de ar.

3º Passo: Juntar ao creme o chocolate e as amêndoas trituradas, o fermento e o sal, misturado tudo até os ingredientes estarem todos bem envolvidos.

4º Passo: Deitar a massa para uma forma untada e/ou forrada com papel vegetal, para de seguida levar ao forno cerca de 20 a 30 minutos.

5º Passo: Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco, antes de desenformar. Pode polvilhar com farinha de coco, cacau em pó ou amêndoas picadas. Na hora de levar para a mesa é só cortar em quadrados.