Um caldo e uma sopa fáceis e regeneradores para dias de reclusão

caldo carne istock red
[Fotografia: Istock]

Um pedaço de carne com osso ou apenas com legumes de sabores diferentes, poderá fazer caldos e sopas quentes, bem nutritivas, para estes dias em que ficar em casa com a família e na sequência do pedido de isolamento devido ao risco de contágio por Coronavírus.

 

Com os filhos e a família em casa todos os dias, durante as próximas semanas, o tempo e o gasto da despensa e do frigorífico será muito maior. Mas para que lá em casa não se perca muito tempo na cozinha, estas duas receitas podem ser as aliadas certas para saciar a fome com os nutrientes necessários, sem ter de investir muito tempo diante do fogão.

Seja de carne ou apenas de legumes, estas duas receitas simples e práticas vão ser belas aliadas para mais do que uma refeição para todos

Caldo de carne com hortelã

600 gramas de carne de vaca da costela

2 a 3 litros de água

Sal

Hortelã

2 Batata

1 Nabo

2 Cenoura

1 Courgette

1 Cebola

3 dentes de alho

folhas de couve lombarda

azeite

Coza a carne numa panela com o sal e a hortelã. Depois de confecionada, remover e colocar os legumes descascados – menos as couves – neste preparado. Uma vez cozidos, derreter bem e juntar as couves cortadas de forma miúda. Adicionar a carne previamente cozida as pedaços, azeite e, se gostar, um pouco de chouriço.

Sopa de beterraba com cominhos

2 a 3 litros de água

1 Batata doce grande

1 Beterraba pequena

1 a 2 Nabos

3 Cenoura

1 Courgette

1 Cebola

5 dentes de alho

Azeite

Sal

Cominhos a gosto

Junte todos os ingredientes numa panela e deixe cozer. Derreta-os com a varinha mágica e volte a colocar ao fogão para juntar o sal, o azeite e cominhos. Quando a esta especiaria, seja moderada por se tratar de um sabor forte. É preferível por pouco e, para os apreciadores, colocar um pouco mais na hora de servir.