Receitas com mais de 100 anos reunidas em livro

Fortunato da Câmara andava, desde 2011, a investigar a vida de Manuel Joaquim Machado Rebelo, mais conhecido por Abade de Priscos, um homem que viveu no século XIX na paróquia de Priscos, em Braga, e dedicou a sua vida à fé e à cozinha. Em 2013 descobriu que existiam descendentes do abade e decidiu juntar-se a Mário Vilhena da Cunha para escrever um livro sobre o Abade de Priscos e as suas famosas receitas. Assim nasceu A vida e as receitas inéditas do Abade de Priscos.

“Foi uma questão de oportunidade única. Eu andava desde 2011 a fazer uma investigação à volta da figura do Abade por não se saber nada dele além da receita do pudim. A família também quis prestar homenagem a um antepassado que se tornou notável no século XIX como cozinheiro”, explica Fortunato da Câmara ao Delas.pt.


Leia também o artigo: A receita deste pudim tem mais de 120 anos


Para o autor, a receita do famoso pudim de priscos, que faz a capa do livro, é a sua preferida. “A receita do pudim, feita na forma de cobre original, mandada fazer pelo próprio Abade, faz com que o pudim pareça menos doce e fica com uma consistência única por o cobre ser um excelente condutor”, revela o autor do livro. Mas há muitas mais para encontrar neste livro. Revelamos-lhe algumas na galeria de imagens acima.

“Confirma-se a grande importância das mulheres na cozinha portuguesa”

O Abade de Priscos é a estrela deste livro mas, na opinião de Fortunato da Câmara, a sua história de vida vem ressalvar a importância da presença feminina na gastronomia nacional.

“Confirma-se a grande importância das mulheres na cozinha portuguesa e na cozinha em geral. Aqui, se não fossem as sobrinhas que moraram com ele, a que se casou ter contado aos filhos, isto tinha-se perdido”, acrescenta Fortunato da Câmara.

Ficha técnica do livro:

Abade de Priscos

A vida e as receitas inéditas do Abade de Priscos, de Mário Vilhena da Cunha e Fortunato da Câmara. Círculo de Leitores, 22,20 euros