Receitas deliciosas para aproveitar os restos de Natal

iStock-1055304202cozinhar

A Direção-Geral da Saúde lançou no final de 2018 o livro digital “Natal Saudável com Zero Desperdício”. A obra reúne algumas receitas económicas e saudáveis, com informação nutricional associada, e tem como objetivo combater o desperdício alimentar.

Esta altura do ano, por ser uma época de festas e celebrações familiares, é farta em sobras alimentares. O seu reaproveitamento é, portanto, “uma importante medida no combate ao desperdício alimentar, permitindo criar novas alternativas de receitas”, refere a DGS, no livro.

Feito em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e integrado no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, o livro foi elaborado com receitas do Chef Fábio Bernardino, juntando a participação dos nutricionistas da Direção-Geral da Saúde e do Departamento para os Direitos Sociais e Divisão para a Participação e Cidadania da autarquia.

Veja abaixo algumas da receitas feitas com as sobras da consoada, que constam de “Natal Saudável com Zero Desperdício”.

Rolo de peru de legumes para 4 pessoas (30 minutos)

Ingredientes

400g peru (sobras), 400g pão de mistura ralado, 400g cenoura, 240g cebola, 200g curgete, 200g abóbora, 200g batata-doce, 100g pimento, 100g couve no forno, 1 ovo, 20g alho, 1 colher de sopa de azeite.

Modo de preparação

Comece por picar a cebola, o alho e as sobras do peru. Misture à carne o ovo ligeiramente batido, a cebola, o alho e o pão ralado. Numa superfície coloque uma folha de folha de papel de prata e adicione o preparado anterior espalhando na forma de um retângulo. Ao meio disponha a abóbora cortada em pequenos quadrados. Enrole com cuidado em forma de rolo apertando bem as extremidades. Coloque num tabuleiro e leve ao forno a 200ºC até estar cozinhado. Sirva com batata-doce e couve assada no forno e acompanhe com a cenoura, curgete e pimento cortados.

Hambúrguer de roupa velha para 4 pessoas (30 minutos)

Ingredientes

400g grão-de-bico, 400g couve (sobras), 200g bacalhau ou paloco (sobras), 200g cenoura, 200g batata, 40g pão de mistura ralado, 1 colher de sopa de azeite (10g), pimenta q.b., noz moscada q.b., cebolinho q.b., 1 folha de louro.

Modo de preparação

Comece por esmagar o grão-de-bico. Envolva com as sobras de peixe, couve e pão ralado, com a pimenta, noz-moscada, cebolinho, folha de louro. Misture tudo e molde até obter a forma de um hambúrguer. Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite (1 colher de sopa) e limpe o excesso com papel absorvente. Passe os hambúrgueres na frigideira. Por fim acompanhe com palitos de batata e cenoura assados no forno.

Escangalhado de legumes para 4 pessoas (15 minutos)

Ingredientes

400g grão-de-bico (sobras), 240g maçã, 200g couve portuguesa (sobras), 200g couve coração (sobras), 120g cebola, 100g tomate, 100g talos aipo, 80g coentros, 40g nozes, 40g alho, 2 colheres de sopa de azeite (20g).

Modo de preparação

Coloque o grão-de-bico, as couves, a cebola, os talos do aipo, os coentros, a metade do alho numa taça e esmague tudo com um garfo. Coloque tudo numa frigideira antiaderente com uma colher de sopa de azeite e salteie. Para acompanhar parta a maçã em quadrados, junte o tomate, o restante alho e salteie com 1 colher sopa de azeite. Por fim coloque num prato adicione as nozes e sirva.

Formigos de bolo-rei para 4 pessoas (20 minutos)

Ingredientes

400ml leite, 200g sobras de bolo rei, 50ml vinho porto, 1 ovo, 1 pau de canela, 40g frutos secos vários (passas, amêndoas, sobras), canela em pó, casca de limão.

Modo de preparação

Comece por colocar as sobras de bolo rei a frio no leite em pedaços e desfaça com uma colher de pau com uma colher de pau depois deste hidratado. Junte o vinho do porto. Leve o preparado ao lume, com o pau de canela e a casca de limão. Quando estiver quente coloque o ovo batido e leve novamente ao lume. Por fim coloque numa tigela, junte a mistura de frutos secos e polvilhe com canela.

Pataniscas de Polvo para 4 pessoas (20 minutos)

Ingredientes

200g farinha, 120g cebola, 100g sobras de polvo (do arroz de polvo ou sobra de polvo a lagareiro), 100g couve roxa, 1 ovo, 50g leite/água cozedura do polvo, 50g vinho branco, 20g alho, 1 colher de sopa de azeite (10g), pimenta q.b.

Modo de preparação

Comece por colocar a farinha numa taça e abra um buraco no meio. Coloque o ovo batido e a pimenta. Mexa bem até o preparado se encontrar bem envolvido. Por fim adicione a água da cozedura do polvo ou leite, e o vinho branco, aos poucos até obter uma massa de consistência leve. Misture as sobras de arroz de polvo ou polvo apenas na massa anterior, com o alho e cebola picada. Numa frigideira antiaderente coloque o azeite. Com uma concha coloque uma porção da massa na frigideira e quando cozinhada vire com a ajuda de uma espátula. Repita o procedimento até utilizar a massa toda. Acompanhe com uma mescla de alfaces e couve roxa.