Receitas simples e para impressionar com… enlatados e conservas

pavolova

Tomate, grão, feijão, peixes vários em múltiplos preparados, passando pelo clássico atum. As latas com alimentos em conserva são sempre uma presença essencial na despensa e podem ter multiusos na culinária diária, diversificando-a.

Foi a pensar nestas inúmeras possibilidades que Lola Milne, que chegou a ter experiência culinária ao lado do reconhecido e popular chef Jamie Oliver.

Licenciada em fotografia pela Glasgow School of Art, aplicou a sua formação e conhecimento ao serviço da gastronomia, aliou ambas áreas, tornou-se food stylist e, pouco tempo depois, escrevia sobre culinária.

Agora, entrou no mundo das latas de conserva e editou um livro com 80 receitas de conservas e enlatados, com entradas, sopas, pratos principais e sobremesa. É Preciso Ter Lata chegou a Portugal no final de abril, pela mão da Arte Plural Edições.

Veja abaixo uma sopa e uma sobremesa propostas pela autora de deixar água na boca, sempre com dicas úteis extra.

Pavlova de pêssego, manga e maracujá

Ingredientes

5 claras meticulosamente separadas da gema
325 gr de açúcar
1 1/2 colher de chá de farinha de milho
1 1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
Raspa de duas limas
Sumo de lima
1 lata (425gr) de pêssego em calda, escorrido e fatiado
1 lata (425gr) de fatias de manga escorridas
250 ml de natas gordas
200 ml de iogurte grego
4 maracujás (separe as sementes)
Sal

Modo de preparação

Preaqueça o forno a 100 ºC. Forre um tabuleiro de forno grande com papel vegetal.

Desenhe um círculo no papel usando um prato de cerca de 22 cm de diâmetro. Vire o papel para que a linha fique na face de baixo.

Com a batedeira elétrica em velocidade média, bata numa taça grande as claras, com uma pitada de sal, até começarem a ficar em castelo. Aos poucos, junte um colher de sopa de açúcar de cada vez, garantindo que fica bem incorporado e dissolvido. Continue a bater até o preparado ficar firme e sem grânulos. Acrescente a farinha de milho e o vinagre e envolva até ficar bem ligado.

Com uma colher transfira o merengue para o tabuleiro forrado e espalhe para formar um grande círculo, fazendo com que as laterais fiquem mais altas do que o centro. Leve ao forno por cerca de 1 hora e desligue-o sem retirar a pavlova e até que arrefeça por completo.

Enquanto espera, misture numa taça a raspa e o sumo de lima com as fatias de pêssego, manga e uma pitada de sal.

Na altura de montar a sobremesa, bata a nata em castelo pouco firme e envolva o iogurte cuidadosamente. Deite este preparado sobre a pavlova arrefecida. Enfeite com mistura de pêssego e sementes de maracujá. Sirva de imediato.

Sopa de feijão branco

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande finamente picada
1 talo de aipo finamente picado
Folhas de 4 ramos de alecrim
4 dentes de alho laminados
Uma pitada de malagueta seca, picada
1 lata grande (800 gr)de feijão branco não escorrido
1/2 colher de chá de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta preta acabada de moer

Modo de preparação

Aqueça o azeite numa frigideira grande em lume brando a médio. Adicione cebola e o aipo com uma pitada de sal e deixe cozinhar durante dez minuto, mexendo com frequência. Junte o alecrim, o alho e a malagueta seca picada e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Acrescente o feijão branco e o líquido de conserva, depois encha a lata vazia com água e verta para a frigideira. Tempere, aqueça até levantar fervura e deixe cozinhar em lume médio durante 15 minutos.

Regue com vinagre e envolva. Sirva a sopa em taças e cubra com uma dose generosa de mistura de pão com parmesão ralado.