Refeitórios fechados? Nutricionista diz o que pode comer a frio no trabalho

iStock-1141353514 (1)
[Fotografia: iStock]

Com a chegada da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, muitos foram os locais de trabalho que fecharam portas e pediram aos trabalhadores para ficarem em casa para parar a propagação da doença. No entanto, com o desconfinamento, já muitas empresas voltaram a abrir portas, no entanto, algumas mantêm os refeitórios fechados por questões de segurança. Numa altura em que não há sitio para aquecer a comida, há que saber o que podemos levar para comer a frio.

Para além de atualmente ser importante planear as refeições que se leva para o local de trabalho, por vezes, na correria do dia-a-dia, também é necessário algo mais fácil de preparar e comer.

Assim, em conversa com Catarina Esteves, nutricionista do Celeiro, reunimos algumas dicas daquilo que pode fazer para levar para o trabalho sem precisar de se preocupar em aquecer.

E o melhor de tudo? Todas estas dicas são saudáveis e cheias de nutrientes.

Saladas

Catarina Esteves recomenda optar por saladas compostas, com todos os nutrientes, para que consiga sentir-se saciada por mais tempo. Faça uma salada com “uma fonte de proteína (peixe, carne, ovo, tofu), uma de hidratos de carbono (cuscuz, quinoa) e outra de gordura (abacate, frutos secos). Depois é usar e abusar dos vegetais que mais gostar. Tenha especial atenção aos molhos, opte pelo vinagrete sempre que possível”, sugere a especialista.

Sopas frias

“O típico gaspacho ou qualquer outra sopa que possa ser consumida fria, com um wrap, ou mesmo com duas ou três tostas ou galetes de arroz com ovo cozido por exemplo, completam uma refeição”, explica.

Wraps

As tortilhas de trigo ou de arroz podem ser uma opção das opções mais rápidas e fáceis, com uma grande versatilidade de ingredientes que podem ser usados e a vantagem de poderem ser preparados na hora. Catarina Esteves afirma que “aqui também deve optar por escolher, pelo menos, um ingrediente proteico, como atum ou frango”. Como a massa da tortilha já tem um teor significativo de hidratos de carbono resta apenas uma fonte de gordura, que “neste caso pode ser um molho, mas atenção à dose. Uma colher de sobremesa é suficiente”, adverte.

Bowls

As bowls são opções muito interessantes, principalmente para quem não consome proteína de origem animal. “Neste caso, pode (e deve) usar alimentos que sejam simultaneamente ricos em hidratos de carbono e proteínas, como o feijão, o grão ou até o tofu”, explica a nutricionista acrescentando que “a base deve ser de vegetais, que tanto podem ser crus ou cozinhados”. Catarina Esteves sugere ainda que “experimente reutilizar as sobras de legumes salteados ou assados no forno, adicione folhas verdes, como espinafres e complete com um topping de sementes ou frutos secos”.

Barras

“Se está num regime de emagrecimento e prevê um dia agitado, sem tempo para parar para come há sempre uma opção”, afirma. A especialista explica que “as barras substitutas de refeição são alimentos destinados a serem utilizados em dietas de restrição calórica para redução do peso, com uma composição legalmente especificada”. No entanto, a nutricionista adverte que “não deve usar esta opção de forma desregrada nem abusiva, apenas caso haja necessidade, pontualmente”.