Regina Pessoa, a portuguesa que faz parte da Academia de Hollywood

regina pessoa
Fotografia: Amin Chaar/Global Imagens

A portuguesa Regina Pessoa é uma das mulheres que integra a seleção de novos membros da Academia de Cinema dos Estados Unidos da América.

A realizadora de filmes de animação faz parte dos 928 novos membros, de 59 países, que terão poder de voto na escolha dos premiados com os Óscares. 49% do total são mulheres e 38% são personalidades que representam minorias étnicas.

Regina Pessoa é uma realizadora multipremiada na área do cinema de animação. [Fotografia: DR]
Com vários filmes premiados, entre os quais a curta-metragem ‘História Trágica com Final
Feliz’, Regina Pessoa, que nasceu em 1969, em Coimbra, é licenciada em Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi durante o curso que apurou o gosto pelos filmes de animação, frequentando vários ateliers dedicados a este género. Mas a história começa mais atrás.

“Vivi no campo, numa aldeia perto de Coimbra até aos 17 anos. O meu universo era rural. Não tínhamos televisão, o que na altura era uma grande maçada, mas hoje, refletindo bem, acho que me salvou. Nos tempos livres pensávamos, líamos e ouvíamos os mais velhos contarem histórias. E desenhávamos também. Um tio meu encorajava-nos, desenhando nas paredes de cal e nas portas da casa da minha avó, com carvão da fogueira”, conta a realizadora, na sua biografia oficial.

Pormenor de um dos trabalhos da realizadora [Fotografia: DR]
Em 1992 começa a trabalhar no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto e em 1999 anima e realiza o seu primeiro filme “A Noite”, em gravura sobre placas de gesso.

No ano de 2005 realiza a famosa curta-metragem de animação ‘História Trágica com Final Feliz’, igualmente em gravura. O projeto foi distinguido com três prémios no ‘Epace Projects’ em Annecy 2001 e 4 no Cinanima’05.

Regina Pessoa é um entre outros nomes portugueses nos novos membros convidados pela Academia de Cinema. Também o figurinista lusocanadiano de ‘A Forma da Água’, Luís Sequeira, e o editor de som Nelson Ferreira estão entre os mais recentes nomes da organização. Mas há mais membros de países de expressão portuguesa. O realizador moçambicano Pedro Pimenta e várias figuras do cinema brasileiro, como a atriz Alice Braga, a realizadora Maria Augusta Ramos e o músico Carlinhos Brown completam o leque lusófono das novas entradas na Academia.

 

Fotografia: Amin Chaar/Global Imagens