Regina Pessoa recebe prémio português de cinema

Regina Peessoa_ GI_ ARTURMACHADO000032
Regina Pessoa [Fotografia: (Artur Machado / Global Imagens]

A realizadora portuguesa Regina Pessoa, uma das mais premiadas do cinema de animação, foi distinguida com o Prémio Bárbara Virgínia, da Academia Portuguesa de Cinema e destinado a portuguesas ligadas ao cinema.

Regina Pessoa receberá o prémio a 4 de novembro, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, numa sessão em que serão exibidas quatro curtas-metragens de animação, que a colocam entre os nomes de referência do cinema de animação.

São elas A noite (1999), História Trágica com Final Feliz (2005), Kali, o Pequeno Vampiro (2012) – filmes da denominada “trilogia da infância” – e Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias (2019), numa referência a um tio da realizadora e a memórias de infância.

Nascida em Coimbra, em 1969, Regina Pessoa é uma das mais premiadas realizadoras de sempre do cinema de animação português. História Trágica Com Final Feliz e Kali, o pequeno vampiro somam mais de 80 distinções.

Três dos seus filmes fazem parte do Plano Nacional de Cinema e são objeto de estudo por crianças e jovens em escolas.

Juntamente com Abi Feijó, com quem começou a trabalhar na produtora Filmógrafo, Regina Pessoa é ainda uma das dinamizadoras da Casa-Museu de Vilar, no concelho de Lousada, dedicado ao cinema de animação e às imagens em movimento.

Em 2018, Regina Pessoa foi convidada para ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América, que atribui anualmente os prémios Óscares.

“Com uma visão artística pessoal distinta expressa não apenas nos seus filmes, mas também através da ilustração, pintura e desenho, encontra-se atualmente a desenvolver o seu próximo filme, As Caras da Mãe, revela a Academia Portuguesa de Cinema.

O Prémio Bárbara Virgínia foi criado em 2015 pela Academia Portuguesa de Cinema “para homenagear mulheres que tenham contribuído de forma notável para o cinema português” e para não deixar cair no esquecimento aquela que é considerada a primeira realizadora portuguesa de cinema. Bárbara Virgínia morreu em 2015, com 92 anos, no Brasil, praticamente desconhecida dos portugueses.

O prémio foi já atribuído às atrizes Leonor Silveira e Laura Soveral, à colorista Teresa Ferreira, à atriz e realizadora Júlia Buisel, à realizadora Solveig Nordlund e à figurinista Manuela Gonzaga.

A atribuição do Prémio Bárbara Virgínia a Regina Pessoa acontece num ano em que a Academia Portuguesa de Cinema deu especial destaque ao cinema de animação, nomeadamente com a entrega do Prémio Sophia de carreira ao produtor e realizador Abi Feijó.