Regra 333: a estratégia para reagir à ansiedade

Regra 333 estratégia ansiedade sistema nervoso saúde mental como reagir
[Fotografia: Unsplash/Priscilla Du Preez]

Nem sempre é fácil manter o controlo quando se está mais ansiosa ou nervosa. A regra 333 não apresenta uma cura, pretende antes ser um processo que encaminha a algum apaziguamento e que pode ajudar a acalmar-se num momento de maior stress.

O processo, como explica a imprensa da especialidade, passa por lidar com a crise de ansiedade em três momentos.

Em primeiro lugar, identificar três coisas que estejam à volta. De seguida, tem de reconhecer três sons que esteja a ouvir na altura. E, por fim, mexer ou tocar em três partes do seu corpo ou objetos exteriores.

A técnica vai ajudar a lidar com o episódio em que se sentir mais sobrecarregada ou ansiosa. Porém, pode não ser sempre eficaz mediante a situação, tal como avançou o site Healthline.

Poderá ainda utilizar outras estratégias para gerir os episódios de ansiedade: reduzir a ingestão de álcool e cafeína pois estas bebidas causam mudanças de humor.

Aprenda a cuidar do seu corpo, alimentando-se bem e dormindo as horas necessárias para descansar por completo. Foque-se no momento, não viva a pensar no que pode acontecer e tenha cuidado com a respiração.

Lembre-se que todas estas estratégias de enfrentar a ansiedade são apenas complementos ao tratamento que é necessário que exista por parte de um médico.