Regresso ao trabalho: Como prevenir o mau ambiente no pós-pandemia

iStock-1166203002 (1)
[Fotografia: iStock]

Muitas empresas estão a regressar à atividade presencial, com o fim da obrigatoriedade do teletrabalho decretada pelo governo, e os trabalhadores estão de volta aos seus postos.

Mas tudo mudou no último ano e meio: desde a atitude aos novos métodos de trabalho e até à forma como lidamos. Este distanciamento é físico e psicológico. Consequência da divisão da população relativamente a questões relacionadas com a pandemia: como o uso de máscara ou a inoculação, ou não, da vacina contra a covid-19.

O risco de conflitos é agora maior. Porém, há formas de contornar ou de dirimir o impacto. Este distanciamento é físico e psicológico. Consequência da divisão da população relativamente a questões relacionadas com a pandemia: como o uso de máscara ou a inoculação, ou não, das vacinas.

Trabalhar com quem é contra a vacinação sem os julgar

Ser ou não vacinado é uma escolha pessoal. Não conhecemos o verdadeiro motivo de alguém que escolheu não ser inoculado com a vacina contra a covid-19. Por vezes, pode até ser por questões de saúde. Quem trabalha em equipa deve ser profissional e controlar as suas emoções para que as divergências não afetem o bem-estar do local de trabalho, nem o rendimento.

Reaproximar dos colegas de trabalho

A pandemia levou-nos a um nível de isolamento e de solidão inimaginável. Regressar à rotina de trabalho pré-pandemia não vai ser fácil para a maioria. Mais de dois terços dos trabalhadores revelaram ter alguma ansiedade quanto à ideia de voltarem a estar no escritório. A reaproximação ameaça ser complicada. Contudo, uma vez conseguida, toda a gente se vai sentir mais confortável e segura, no local de trabalho.

Manter a calma quando alguém apresenta sintomas relacionados com a covid-19

Continuam a haver outras doenças sem ser a covid-19. Como tal, é preciso noção de que quando uma pessoa tosse, tal não significa que seja porque está infetada pelo novo coronavírus. Habitue-se à ideia de que é possível alguém ter sintomas parecidos com a covid-19, mas sem terem nenhuma ligação.

Compreensão com quem tem síndrome pós traumática da pandemia

Para muita gente, a covid-19 deixou cicatrizes incuráveis. Há mesmo quem reporte medo incontrolável: síndrome pós traumática da pandemia (SPTP). A ansiedade pode ser a maior inimiga para quem apresentar SPTP e que pode comprometer o seu desempenho diário. É preciso demonstrar compreensão e flexibilidade para com estas pessoas. Mostrar compaixão pode ser decisivo na ajudar a estas pessoas.