Regresso às aulas: Tudo o que os pais devem fazer antes da campainha tocar

Agosto está longe de ser apenas um mês de férias. Para a grande maioria das famílias portuguesas, é tempo de contas a sério e de correrias nos preparativos para o regresso às aulas. Assim, antes da campainha da escola marcar o toque de entrada dos mais pequenos, veja aqui a lista do que deve fazer, antecipando esse momento com toda a calma e ponderação.

Deixe de parte os papéis onde foi anotando as pequenas coisas à medida do que se lembrava e siga este guia detalhado. Verá que não vai faltar praticamente nada. Para tal, reunimos cerca de duas dezenas de medidas mais ou menos obrigatórias, que requerem gastos – mas que, por serem tratadas antecipadamente, podem também trazer poupanças – e que devem começar a ser implementadas semanas antes do arranque do primeiro período.

Desde cuidados de saúde para prevenir bom aproveitamento escolar até a melhores negócios de material e livros escolares, este manancial pretende também alertar para a importância de um regresso paulatino e pacífico – ou mesmo a um início – a hábitos saudáveis.

Dicas que devem sempre contemplar, na medida do possível e consoante as idades dos filhos, a opinião dos mais pequenos. Isto porque o que se soma em responsabilidade e consciência, subtrai-se em birras e discussões desnecessárias antes de a família ter de entrar em novos ritmos.

No entanto, nem só a carteira deve decidir tudo. Há pequenos aspetos da organização familiar que se resolvem com diálogo entre todos, e que são absolutamente gratuitos. Entre eles estão a gestão dos novos horários do sono, a distribuição e adjudicação de tarefas que todos podem e devem ter em mãos e, muito importante, a definição de quais as atividades extracurriculares contempladas, devendo ser ajustadas ao quotidiano do agregado.

Imagem de destaque: Shutterstock

Tudo o que os seus filhos precisam neste regresso às aulas

Este é o site para receber manuais escolares gratuitos