Reino Unido: Channel 4 lança campanha de apoio a trabalhadoras com menopausa

menopausa istock
[Fotografia: iStock]

O canal britânico Channel 4 lançou esta sexta-feira, 18 de outubro, uma política exclusivamente dedicada a mulheres que estão a atravessar a menopausa. Esta é a primeira vez que uma empresa de media desenha uma campanha a pensar nas trabalhadoras que estão a atravessar esta fase da vida.

As medidas propostas passam por criar flexibilização de horário, conceder licença paga, criar espaços privados e sossegados no local de trabalho e até uma rede de colegas e de apoio para as que estão a lidar com os sintomas nesta fase da vida. Medidas que procuram combater sintomas de ansiedade, calores súbitos, indisposição e estigma, e cuja implementação coincide com o dia Mundial da Menopausa, que se assinala esta sexta-feira, 18 de outubro.

De acordo com os dados avançados pelo Channel 4, estima-se em 59% o número de mulheres que tem de lidar com sintomas de menopausa no local de trabalho – violentos para cerca de ¼ delas -, mas apenas menos de 5% das empresas britânicas dispõe de soluções para este núcleo de trabalhadoras.

Acabar com o estigma e o fator tabu associados a esta condição feminina estão entre as prioridades do canal britânico, que quer operar mudanças de mentalidades nas equipas, mas também nos dirigentes da empresa, promovendo um ambiente mais aberto para a problemática e mais consciência dos efeitos da mesma.