Reinventaram as Crocs

Subiram à passerelle no passado domingo, 1 de outubro, na Semana de Moda de Paris e logo roubaram as atenções. Bem mais altos que o normal e com alguns pormenores decorativos, estes novos Crocs, criados pela Balenciaga, são a aposta da marca espanhola para a primavera / verão de 2018.

Continuam a ser feitos de borracha, a ter os famosos buracos e a tira por trás do calcanhar, mas apresentam-se com uma plataforma com 10 centímetros de altura e com muitos pins divertidos colocados na parte de cima do sapato. O nome da marca e vários motivos primaveris, como flores, são alguns dos pormenores que podemos encontrar, assim como a bandeira de Portugal, presente no modelo amarelo. A esta cor juntam-se mais quatro: rosa, verde, caqui e preto, que também desfilaram em Paris.

É um sapato muito inovador. É leve, é feito de um molde de espuma de uma só peça e, para mim, trabalhar com esse tipo de técnica é algo muito Balenciaga”, disse o estilista Demna Gvasalia à Vogue UK, explicando o porquê da aposta neste sapato.

Gvasalia não está sozinho neste gosto pelos Crocs. Também o estilista britânico Christopher Kane diz ser um verdadeiro adepto: “Sempre fui fã dos icónicos Crocs Clog. Eu gosto que sejam vistos como ‘feios’ e pouco femininos”. Talvez por isso a sua aposta neste género de sapatos ande em alta. Depois de ter apresentado uma versão de Crocs na coleção primavera / verão de 2017, onde estes surgiam enfeitados de pedras coloridas, o estilista volta a apostar neste modelo para a primavera / verão de 2018, agora com um visual mais luxuoso.

Da direita para a esquerda: Crocs com pedras coleção primavera / verão 2017 Christopher Kane; Crocs com brilhantes primavera / verão 2018 Christopher Kane. [Imagens: Pinterest]

A moda parece andar fascinada pelos Crocs, pois já por várias vezes foram alvo de modificações. Estes sapatos tão odiados por uns e amados por outros parecem estar de volta, não só às passerelles como também às ruas.

Além de Christopher Kane e Maison Margiela que têm modelos seus à venda, também a Balenciaga fez questão de colocar um Post na sua página oficial de Facebook a anunciar que os Crocs de salto alto vão saltar da passerelle e estar à venda em todo o mundo para a próxima primavera / verão, tanto em lojas físicas como online. Para já o preço ainda é desconhecido, bem como a data de lançamento no mercado.

Marca anuncia que os Crocs vão estar à venda [Imagem: Facebook Oficial Balenciaga]
Após esse anúncio, as reações começam a surgir: “Todo o incrível legado da Balenciaga acaba com a produção de Crocs para bloguers que vão dizer ser uma tendência. Horrível e preguiçoso” e “A Balenciaga está a cavar a sua sepultura. Tem vindo a destruir sistemática e completamente o seu nome e toda a memória da sua contribuição direta para a alta-costura”.

Tendo em conta os comentários, duvidamos que a moda pegue. Veja porquê na fotogaleria disponível acima.

 

 


Veja também Jane Fonda e Helen Mirren que dão 10-0 às modelos jovens.

Conheça ainda os tops substitutos dos tops que mostram a barriga.