Reis de Espanha cumprem último ato oficial em Maiorca

Dois dias depois da tradicional sessão fotográfica em Palma de Maiorca, Felipe VI e Letizia, acompanhados pela Rainha Sofia, fizeram a receção anual a altos representantes da ilha balear, naquele que foi o último ato oficial das férias de verão. O Palácio de Almudaina recebeu cerca de 450 figuras (mais 60 do que no ano transato) do mundo político, social, cultural, desportivo, económico, académico e científico.

Para a ocasião, Letizia elegeu um vestido da coleção Primavera/Verão 2016 do estilista espanhol Juan Vidal, que sobressaiu pelo seu padrão floral asiático e tecido em seda. Já a rainha emérita Sofia, escolheu um conjunto de calças e casaco em tons de cinzento e detalhes em vermelho. Fotografadas juntas, e bem sorridentes, as monarcas mostraram uma rara cumplicidade em público, motivo de destaque na imprensa espanhola.

O rei Felipe VI quis que a noite fosse não só de convívio, mas também de promoção da gastronomia espanhola. Para o efeito, contou com o conceituado chef Fernando Pérez Arellano, cujo restaurante Zaranda, em Maiorca, detém duas estrelas Michelin. Este presenteou os convidados com ostras da região, caviar, carne fumada, cebola caramelizada com anchovas e azeitonas pretas, leitão, pastéis marroquinos de frango estufado com canela, entre outras iguarias.

Com este evento, Felipe e Letizia dão por encerradas as atividades oficiais de verão em Palma de Maiorca. Recorde-se que estas foram umas férias atípicas para a família real espanhola, devido à crise política que se vive o país – o rei chegou, inclusive, a interromper o período de descanso na ilha balear para se reunir com o presidente em funções, Mariano Rajoy, em Madrid. De resto, Felipe VI teve tempo para desfrutar da Copa del Rey de Vela e para resgatar a tradição de abrir as portas do Palácio de Marivent para um retrato oficial de família, ao lado da sua mulher e filhas, as infantas Leonor e Sofia.