Relembre as tragédias que assombraram o elenco de “Glee”

glee
[Fotografia: IMDb]

Foi na passada quarta-feira, 8 de julho, que a atriz Naya Rivera – que desempenhou o papel de Santana na série Glee desapareceu após um passeio de barco com o filho de quatro anos, no lago Piru, Califórnia. Depois de cinco dias de buscas, as autoridades norte-americanas encontraram o corpo da estrela de 33 anos.

Sete anos depois da morte de Cory Monteith – colega de Naya Rivera -, algumas estrelas da série, como Heather Morris, Amber Riley, Chris Colfer e Kevin McHale, foram vistas esta segunda-feira, 13 de julho, de mãos dadas com amigos e familiares de Naya Rivera junto ao lago onde morreu a atriz.

O desaparecimento e morte da artista é um novo acréscimo a uma série de infortúnios sofridos pelos atores da série Glee, que variam de mortes acidentais a acusações de abuso infantil, suicídio, overdose de heroína, maus tratos e depressão.

Apesar da tragédia, esta não foi a primeira vez que Naya Rivera apareceu nos tabloides internacionais por questões pessoais dramáticas. Em novembro de 2017, a atriz passou a noite na polícia depois de o ex-marido a ter acusado de violência doméstica.

A denúncia foi retirada e a atriz justificou o comportamento violento pela pressão que sofria enquanto estrela de Glee.

Naya Rivera (Santana em Glee) [Fotografia: IMDb]

A fama repentina que adveio da série musical também afetou o comportamento de outro ator de Glee, Mark Salling.

Em janeiro de 2018, o intérprete do personagem de Noah Puckerman apareceu pendurado por uma corda nas margens de um rio perto da sua casa em Los Angeles, depois da namorada o ter denunciado por ter milhares de fotografias e vídeos de pornografia infantil no computador.

O ator, que já havia sido julgado quando decidiu acabar com a vida, estava à espera de conhecer a sentença, que teria variado de quatro a sete anos de prisão, para além de compensar as vítimas e ser incluído no arquivo de predadores sexuais.

Este não tinha sido o único problema de Mark Salling com a justiça. Anos antes, um acordo económico entre as partes encerrou um processo iniciado contra ele, pela ex-namorada Roxanne Gorzela, que o acusou de violação depois de terem feito sexo sem preservativo, apesar de ela ter pedido, expressamente, para ele o colocar. O valor pago pelo ator excedeu os 2.5 milhões de dólares (pouco mais de 2.2 milhões de euros).

Mark Salling (Noah Puckerman em Glee) [Fotografia: IMDb]

Vícios e depressão

À semelhança de Naya Rivera e Mark Salling, o ator que interpretou Finn Hudson, Cory Monteith, também enfrentou vários desafios pessoais. O então namorado de Lea Michele teve de passar por vários programas de desintoxicação de drogas.

A 13 de julho de 2013, o seu corpo foi encontrado num hotel, em Vancouver, e a autópsia determinou que a morte havia sido causada pelo consumo excessivo de álcool e heroína. Ciente da morte do seu namorado, Lea Michele entrou numa profunda depressão que afetou a carreira de cantora – que estava a começar.

Cory Monteith (Finn Hudson em Glee) [Fotografia: IMDb]

Esta alegada “maldição” que assombra os atores de Glee parece afetar os seus entes queridos e até membros anónimos da equipa técnica.

Matt Bendik, namorado da atriz Becca Tobin, que interpretou Cheerio Kitty Wilde em Glee, foi encontrado morto em 2014 devido a um ataque cardíaco. Segundo especialistas forenses, a morte foi causada pelo stress acumulado após a criação da sua própria empresa, embora exista quem diga que algo teve a ver com Becca Tobin.

Becca Tobin (Cheerio Kitty Wilde em Glee) [Fotografia: IMDb]

Quanto à equipa técnica, a série também perdeu um diretor assistente, Jim Fuller – que morreu em 2013 de um ataque cardíaco enquanto dormia -, e Nancy Motes, assistente de produção, que se suicidou devido a uma depressão grave.

Intimidades expostas

Diante de tal recital de infortúnios e dramas, qualquer outro evento sofrido pelos atores de Glee parece não ser grave, embora o seja. É o caso de Heather Morris, que interpretou Brittany Pierce na série e que, em 2012, viu fotografias íntimas suas aparecerem nas redes sociais depois de ter sido vítima de um ataque informático. Lea Michele, Becca Tobin e Melissa Benoist também foram alvo dos hackers.

Heather Morris (Brittany Pierce em Glee) [Fotografia: IMDb]

No entanto, recentemente, foi Melissa Benoist quem quis expor a sua privacidade nas redes sociais para compartilhar com os fãs uma experiência dramática e tentar ajudar as pessoas que estavam a passar pela mesma situação.

Em novembro de 2019, publicou um vídeo de 14 minutos em que confessou ter sido vítima de violência de género. Segundo a atriz que interpretou Marley Rose, um dos seus parceiros submeteu-a a abusos psicológicos e físicos.

O caso tornou-se ainda mais mediático quando os fãs de Glee começaram a juntar os pontos e descobriram que a narrativa de Melissa Benoist coincidia com o seu casamento com Blake Jenner – Ryder Lynn em Glee – do qual se divorciou em 2017.

O vídeo de Melissa Benoist revelou que os relacionamentos tóxicos e abuso por parte dos membros do elenco de Glee eram mais comuns do que se poderia esperar de atores sempre radiantes e felizes.

Melissa Benoist (Marley Rose em Glee) [Fotografia: IMDb]

Recentemente, vários atores revelaram os maus-tratos que Lea Michele infligiu aos colegas. O gatilho foi uma mensagem publicada por Lea Michele numa rede social que protestava contra a morte de George Floyd, usando a hashtag #BlackLivesMatter.

Quando Samantha Marie Ware, uma atriz negra que interpretou Jane Hayward na sexta temporada de Glee, viu o que a atriz havia escrito, ela respondeu no Twitter: “LMAO! Lembras-te quando fizeste com que a a minha primeira experiência de televisão fosse um inferno? Fizeste-me microagressões que me fizerem questionar sobre a minha carreira em Hollywood”.

No meio da controvérsia, muitos dos ex-colegas de Lea Michele, de várias produções, apoiaram o sentimento expresso por Samantha Marie Ware, estabelecendo um padrão do seu aparente comportamento no set de filmagens.

Lea Michele (Rachel Berry em Glee) [Fotografia: IMDb]