Ressaca: 10 receitas saudáveis para o primeiro dia do ano

iStock-469905256ressaca

Escapando a medicamentos, café, fast food, salgados e refrigerantes açucarados, há soluções naturais – mais ou menos trabalhosas – que ajudam a combater as consequências da noite de natal e respetivos excessos, em particular o álcool.

Para não se intoxicar ainda mais com a cura, conheça as melhores receitas saudáveis para pôr fim ao mal-estar.

Sumo de tomate: Se bebeu vários Bloody Mary durante a noite, tem licença para continuar a comer tomate. Mas sem o álcool. Num liquidificador coloque quatro tomates maduros, duas colheres de salsa, uma folha de louro e sal a gosto. Depois é só beber. Recorde-se que o facto de ser rico em lipoceno, um poderoso antioxidante, ajuda a combater o mal-estar.

Beber sumo de limão: A limonada a ajuda a repor os níveis de água no corpo.

Sopa: É certo que dá trabalho a fazer, logo num dia em que não lhe apetece mexer um dedo. Mas como é quente, aconchegante e nutritivo, um caldo de vegetais cai sempre bem. Use abóbora, batata, cenoura, aipo e o que mais tiver no frigorífico para ajudar a repor os níveis de energia.

Mel: Um dos melhores amigos da mulher e da desintoxicação do corpo. A receita é simples: ingerir uma colher de sopa de mel a cada duas horas.

Fruta e sumos naturais: Cada organismo terá as suas peculiaridades, mas ingerir fruta ou mesmo sumos fará com que reponha o que perdeu durante a noite e madrugada. Entre as mais amigáveis estão o morango, o melão, a uva e a papaia. Com esta última fruta, faça um preparado em que adicione uma fatia a um copo de leite, cubos de gelo e, no final, canela em pó. A receita passa por ir tomando este preparado ao longo do dia até que se sinta melhor.

Dormir: Não vale a pena escapar. As dores de cabeça, as náuseas e o cansaço vão mesmo obrigar a mais horas de descanso. Como o dia seguinte ao natal é feriado, nada melhor do que aproveitar a ocasião. Já agora, antes de se deitar e logo a seguir à noite de excessos, beba um sumo de laranja com uma colher de açúcar. Irá acordar com menos mazelas.

Logo de manhã, pão e cereais: Os alimentos ricos em hidratos de carbono são bons aliados para combater a indisposição. Coma pão e cereais integrais porque repõem lentamente os níveis de glicose.

Comer duas bananas: É uma das receitas mais eficazes e a melhoria é rápida e notória. Como é que isto acontece? Simples! Esta fruta é rica em potássio, substância que se perde com a desidratação.

Chá de gengibre: A regra passa por usar gengibre fresco, que acelera a eliminação do álcool do organismo e tem propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes. Recomendam-se, então, dez gramas para três chávenas de água, deixando ferver 15 minutos.

Beber água: É uma das mais importantes dicas para fazer face a uma ressaca. Afinal, a ingestão de álcool provoca desidratação do organismo e é da maior relevância combatê-la.

Do enjoo à falta de memória

As ressacas provocam indisposições cuja intensidade varia consoante a quantidade de álcool ingerido e que se caracterizam por dores de cabeça fortes, sensibilidade à luz, enjoos, por vezes vómitos, dores no corpo, estômago, boca seca e muita sede.

Em casos mais intensos, há ainda a registar a falta de memória sobre o que se passou na noite anterior, o que às vezes – diga-se em abono da verdade – até pode ser bom. Mais a sério, tal quer dizer que exagerou mesmo no que bebeu.

[Fotografias: iStock]