Restauração e bebidas podem abrir mas só com estas regras

Interior of cozy restaurant, loft style
[Fotografia: Istock]

As mesas devem estar a pelo menos dois metros de distância umas das outras, possivelmente na diagonal, mas aqueles que partilham a mesma casa e queiram ir tomar uma refeição fora podem estar à mesma mesa, frente a frente ou lado a lado.

Para lá das normas de higiene e desinfeção já conhecidas devido à Covid-19, as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a reabertura de espaços de restauração e bebidas durante a nova fase da pandemia aplicam-se à gestão dos espaço, aos funcionários – que devem usar máscara quando em contacto com múltiplas pessoas – e também a clientes.

As normas desaconselham a existência de lugares de pé, serviços de buffets e self-service e pedem que se promova o agendamento prévio. “A limpeza e desinfeção dos espaços deve respeitar as orientações anteriormente emitidas pela DGS, sendo que os proprietários devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos) e, após cada utilização, os equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais”, lê-se na nota enviada pela autoridade de Saúde e que pode ler na íntegra aqui.

Quanto aos clientes, estes, refere o documento, “devem também considerar a utilização de máscara (exceto durante o período de refeição), evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico”.

Cabeleireiros estudam reabertura, mas o buço pode ficar para depois