Ricardo Andrez: quando os cabides viram acessório e peça de roupa

Mantendo os estilos sportswear e streetwear que tanto o caracterizam, o designer Ricardo Andrez apresentou, este sábado na Moda Lisboa, uma coleção inspirada no Navio Reijin, que encalhou na praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia, em 1988. O estilista natural do Porto transpôs o naufrágio deste navio japonês para as suas peças recorrendo a cores como o azul e o verde.

Os cabides, normalmente utilizados para pendurar roupa nos armários, no desfile de Ricardo Andrez serviram de acessório, utilizados pelos modelos como se de uma carteira se tratasse. Este objeto apareceu também por várias vezes como pormenor decorativo de camisolas, agarrando-se ao tecido através de fechos.

Apesar de todos os prémios que Ricardo Andrez tem no currículo estarem ligados a coleções masculinas, nesta edição da Moda Lisboa o designer apresentou também alguns coordenados femininos. As peças e os modelos escolhidos mantinham, no entanto, um estilo transgénero, transmitindo a ideia de que tanto podiam ser usadas por homens como por mulheres.

Entre os modelos que desfilaram na apresentação da coleção primavera/verão 2018 do designer português estava uma cara conhecida: Luís Borges.