Richard Zmiler grava vídeo de apoio à marcha das mulheres portuguesas

richard_zimler
Richard Zimmler (Wikimedia Commons)

O escritor norte-americano, naturalizado português, Richard Zimler gravou e publicou na sua página de Facebook um vídeo de apoio à Marcha das Mulheres que está marcada para esta tarde em seis cidades do país.

No vídeo, assumindo-se, mais uma vez, como feminista, o escritor defendeu os direitos das mulheres, lembrando que há muitas conquistas por fazer e por cumprir, em todo o mundo.

Falou também da sua mãe e das oportunidades que lhe foram vedadas por ser mulher.

richard-zimler

Em novembro, quando Donald Trump foi eleito, Richard Zimler afirmou ao Delas.pt que o agora empossado 45º. presidente dos Estados Unidos da América tinha aberto “a caixa de Pandora para a gente mais conservadora e reacionária” do país. “Gente do Ku Klux Klan, das milícias, racista, homofóbica, misógina que agora se sente livre para falar em voz alta. E isso é uma preocupação que tenho, porque os Estados Unidos são um país multicultural”, especificou na altura.

Leia também: Seis cidades portuguesas acolhem marcha contra Trump

20 frases polémicas de Donald Trump anti-mulheres


A Marcha das Mulheres, à qual organizações portuguesas aderiram, integra-se numa iniciativa global que tem o seu epicentro em Washington. A capital americana recebe hoje aquela que é a primeira manifestação que Trump enfrenta como presidente.

Além de Richard Zimler, também outras figuras públicas nacionais, como Capicua ou a eurodeputada do BE, Marisa Matias, apoiaram publicamente a marcha em Portugal.