Afinal, qual a escova de máscaras mais acertada?

pexels-karolina-grabowska-7588591
[Fotografia: Karolina Gabrowska/Pexels]

Todas prometem pestanas longas, de feito duradouro – muitas à prova de água – e de fácil remoção. Se assim é, porque é que as escovas de aplicação do chamado rímel são diferentes?

Ao Delas.pt, o maquilhador Mauro Vieira, da marca de cosméticos M-A-C, explicou ao detalhe o que é preciso saber para melhor comprar o que se pretende e os cuidados a ter na hora da aquisição do produto.

“Na escolha de uma máscara de pestanas há, essencialmente, quatro aspetos bastante considerados: volume, definição, alongamento e curvatura”, começa por explicar. E se a fórmula do produto é essencial para obter o efeito desejado, a ferramenta de aplicação não é de menor importância. “Não retirando a importância da fórmula do produto, o efeito que vamos conseguir depende, essencialmente, da escova da máscara de pestanas. Esta condiciona totalmente se o acabamento da pestana vai ficar mais natural ou mais dramático, que é quase sinónimo de falar de uma pestana mais definida e alongada ou com mais volume”, esclarece.

Porém, tal não explica tudo. A fórmula tem a sua importância e não é, nunca, de relativizar. “Quando falamos de alongamento e curvatura, há que considerar mais a fórmula e não tanto a escova da máscara de pestanas”, atesta.

Por isso, Mauro Vieira distingue dois tipos de escovas e especifica as valências de cada uma delas.

Escovas com as cerdas mais juntas contribuem para uma pestana mais definida

“Saem da embalagem com menos quantidade de produto e as fórmulas são, na maioria dos casos, preparadas deixar a pestana mais penteada, bem separada e com o alongamento e curvatura evidenciados. Este é o acabamento escolhido por quem já tem muita pestana e só quer evidenciá-la ou por quem gosta de maquilhar a pestana, mas com um acabamento muito discreto”, justifica o especialista da MAC.

Escovas com cerdas mais espaçadas conseguem uma pestana mais volumosa.

“Tendem a sair da embalagem com bastante quantidade de produto e as fórmulas são, na maioria dos casos, preparadas deixar a pestana mais volumosa, e pode ficar com os pelos (da pestana) mais juntos ou mais separados, dependendo da fórmula. Este é o acabamento escolhido por quem tem poucas pestanas e quer criar a sensação de que tem muitas ou por quem já tem muita pestana mas gosta de um acabamento bem dramático e de uma ‘pestana de boneca’”, refere Mauro Vieira.

Tamanho importa? Sim, mas para quem ainda procura o jeito

Para quem está habituado a aplicar máscaras em si própria, a escova pode não ser um verdadeiro desafio. Mas para as que não o fazem com tanta regularidade ou mestria, Mauro Vieira deixa uma recomendação: “Independentemente do acabamento que se pretende, uma utilizadora com pouca prá28tica na maquilhagem pode optar por uma escova mais pequena, pois vai ter mais controlo sobre a aplicação e conseguir um efeito mais preciso”, aconselha.