Riscos da dieta da moda. Dukan é segura ou não?

comida
[Fotografia: Foodie Factor/ Pexels]

A preocupação com a imagem e a ânsia de controlar o peso são comportamentos dominantes na sociedade atual e com consequências mentais nem sempre positivos. Devido a estas preocupações, é comum surgirem dietas ditas milagrosas e que prometem resultados em tempo recorde, mas há uma questão que se impõe: quais os prós e contras em termos de saúde?

Um exemplo deste tipo de dietas é Dukan, uma das mais utilizadas por celebridades e membros da realeza para a perda de peso em pouco tempo e que diz garantir rapidez, eficácia e sem necessidade de passar fome. Aliás, o modelo prevê que se ingiram alimentos até a saciedade.

O truque está no aumento da ingestão de proteínas, consumindo apenas os alimentos permitidos numa primeira fase, como peixe, carne, ovos, marisco e evitar os hidratos de carbono.

Mas este regime será saudável? É a questão que se coloca. Para alguns especialistas, esta dieta peca pela falta de individualização o que se tornar um perigo, ou seja, reduz tanto os grupos alimentares que poderá não ser a melhor.

Este é um plano alimentar que pode levar a algumas alterações hormonais, prisão de ventre, colesterol, mudanças de humor, cansaço ou baixo rendimento. A saúde mental também deve ser algo a ter em conta devido às restrições alimentares que aumentam a probabilidade de problemas como a bulimia, compulsão alimentar ou anorexia.

Por todos estes fatores, várias associações, escolas e oficiais de saúde desencorajam esta dieta.

Durante a Dieta Dukan o corpo entra em cetose, ou seja um estado metabólico que é ativado quando o corpo não recebe hidratos de carbono suficientes e utiliza a gordura armazenada para funcionar.

Desta forma, a perda de pesa é eficaz, mas não muito saudável. Esta é uma dieta que consiste em quatro fases. Durante a primeira, cinco a dez dias, é proibido ingerir quaisquer tipos de hidratos. Na segunda fase, estes começam a ser reintroduzidos lentamente, devendo-se permanecer até atingir o peso ideal. Aqui também são alternados dias em que consome apenas proteína.

Já na terceira fase, alimentos como frutas e laticínios começam a ser introduzidos gradualmente e na quarta e última fase todos os hidratos regressam com moderação.

Contudo, esta dieta pode ter um efeito io-iô no que diz respeito ao peso. O ideal é aconselhar-se com o seu médico antes de fazer qualquer tipo de dieta.