Rita Pereira casa-se esta noite… na novela e cumpre tradição cigana

Em dia de reportagem da especial da TVI sobre a comunidade cigana, a protagonista da novela Herdeira – que retrata esta realidade – esteve à conversa com José Alberto Carvalho, no Jornal das 8. Rita Pereira, que dá vida a Madalena, revelou como se preparou para interpretar o casamento que vai, esta noite, dar corpo na trama assinada por Maria João Mira.

Uma preparação que começou exatamente pelo vestido de noiva. Segundo conta a atriz, foi estudado até ao mais ínfimo pormenor. “Falei com as duas famílias ciganas com as quais sempre falo e pedi-lhes linhas gerais para o vestido. Depois, dei-as à estilista, Micaela Oliveira, que o fez“, revelou.

Logo, conta Rita entre sorrisos, “tinha de ser da minha sogra, portanto dos anos 80, tinha de ser alterado e tinha de ser grande, muito grande, foi o que elas me disseram”.

Rita Pereira na pele de Madalena de A Herdeira [Fotografia: DR]

E o desígnio foi cumprido já que a atriz revelou que nem sequer cabia na carrinha de produção com ele vestido. Na galeria acima veja imagens de Rita Pereira.

“Já são poucas as comunidades que vivem o dia a dia tal como é mostrado”

Preparar-se para esta personagem não foi complicado. “Já tenho contacto com a comunidade e com a cultura desde pequena”, revela a atriz, que não escondeu que “o difícil foi criar uma personagem que só foi cigana até aos 15 anos, esteve 20 anos fora da comunidade e agora regressa com este casamento”, descreveu a José Alberto Carvalho.

Rita Pereira admite que, enquanto atriz, tem sido “complicado gerir tudo porque A Herdeira não deixa de ser novela e tem de ter magia”, vincando, por isso, que “já são poucas as comunidades que vivem o dia a dia tal como é mostrado na nossa novela”.

O ator Pedro Barroso, também em estúdio, considera que em sido “um privilégio romper com alguns preconceitos”.

 

Imagem de destaque: DR