Rita Pereira sofreu de assédio sexual

rita pereira ATN
[Fotografia: Divulgação]

Rita Pereira revelou, este domingo, 21 de março, ter sofrido de assédio sexual e abusos entre os 13 e os 21 anos. A atriz recebeu várias mensagens de seguidoras que se identificaram com a situação.

A intérprete da TVI denunciou ter sido alvo de assédio sexual, admitindo que, durante muito tempo, por ser “inocente” e não querer chamar à atenção de ninguém encolhia-se perante os agressores.

“Entre os meus 13 e 21 anos passei por situações destas dezenas de vezes”, começou por contar a atriz, depois de partilhar um vídeo em que um homem beija o ombro de uma mulher sem autorização. “Ria-me, pedia-lhes que se afastassem em paz, eu fugia da situação. Achava que era normal homens abordarem-me, agarrarem-me o braço para me perguntarem o nome e encostarem-se a mim no meio da rua”, acrescentou.

Era inocente, não queria chamar a atenção e não queria envergonhar ninguém. Estava errada. Temos que os envergonhar, temos de fazer queixa, temos de pedir ajuda a alguém que esteja perto e temos de gritar se nos tocarem ou tentarem abraçar ou beijar”, apelou Rita Pereira.

No final, a também apresentadora pediu às mulheres para não terem medo, nem vergonha, de apresentar queixa ou reagir. “Miúdas, não tenham vergonha de afastar alguém que vocês não conhecem e vos esteja a incomodar. Não pensem que é normal um homem abordar-vos sem autorização. ‘Ah mas eu não fui mal-educado, ah mas achava que ela queria, ah mas só lhe queria dizer que é bonita’. Não! Não queremos”, afirmou.

“Revolta-me imaginar uma filha, uma irmã a ter de passar pelas situações abusadoras que passei. Revolta-se tanto. Olhando para trás, agora com a consciência que tenho, é tão revoltante saber que esses homens se safaram e continuam a fazer o mesmo a mais miúdas. Não deixem, façam queixa”, disse.

Rapidamente, a atriz começou a receber mensagens de admiradoras que passaram por episódios semelhantes. “A quantidade de mensagens que estou a receber vossas… Chega a dar vontade de chorar. Apetece-me pedir desculpa a todas vocês que já passaram por isto”, rematou.