Roberta Medina: “Temos o compromisso de fazer mais e melhor”

O Rock in Rio celebra, em 2019, 15 anos em Portugal. São 15 anos de muitas histórias, momentos, evoluções e conquistas. E, para assinalar a data, a organização anunciou um conjunto de eventos que vão decorrer na capital, até setembro.

Ao longo dos últimos anos, aquele que é considerado um dos maiores festivais do mundo, tem realizado o sonho a muitos artistas que nele viram a oportunidade de pisar um grande palco – pela primeira vez ou não – tal como o cantor Agir confessou em conversa com o Delas.pt, na conferência de imprensa que a organização do evento promoveu em Lisboa, esta semana.“Acho que qualquer artista que comece a cantar e que diga que isto não é um sonho, está a mentir”, afirmou.

Carolina Deslandes, Diogo Piçarra ou os D.A.M.A são alguns dos nomes da música portuguesa que já tiveram a oportunidade de pisar os palcos do Rock in Rio, sejam eles o Palco Mundo ou outros paralelos, e que marcaram presença no Pátio da Galé, em Lisboa, esta quinta-feira. Carolina Deslandes tocou e encantou neste encontrou que servir para anunciar novidades e de comemoração aos 15 anos do Rock in Rio em solo nacional, cantando lado a lado com o marido, Diogo Clemente, o tema “Avião de papel“.

Roberta Medina: a mulher que anda sempre a mil e que dá a cara pelo festival

Estávamos em 2014 quando o Rock in Rio se tornara no primeiro festival a obter uma certificação internacional de sustentabilidade e fora escolhido como caso de estudo devido às sua boas práticas, por exemplo, ao nível de eficiência energética. Atualmente, “sem dúvida” que este continua “a ser um compromisso” do evento, confessou Roberta Medina ao Delas.pt, na mesma apresentação.

“Temos o compromisso de fazer sempre mais e melhor. E temos essa preocupação sobre o impacto ambiental e o equilíbrio económico-social, que continua dentro da nossa essência”, explicou a organizadora do evento em Portugal.

Nos palcos do Rock in Rio, todos são bem vindos

Foram já muitos os nomes que passaram pelos cartazes do Rock in Rio Lisboa e muitos repetentes. Apesar de não haver impossíveis para Roberta Medina, perguntámos-lhe, ainda assim, se há algum artista que quisesse muito contratar mas ainda não tenha conseguido trazer à Bela Vista. A empresária responde que, nesta altura do campeonato, “já começa a ser difícil, porque já são muitos artistas”,lembrando, por exemplo, que “a Pink nunca tinha estado e agora vai estar no Brasil, tal como o Drake”. O importante é mesmo ” ir acompanhando a evolução do mercado da música”, sublinhou.

Em 2018, pela primeira vez, houve um dia do Rock in Rio, em que o Palco Mundo, foi ocupado só por artistas mulheres. Katy Perry, Jessie J, Ivete Sangalo e Hailee Steinfeld, subiram ao palco e fizeram a delícia de muitos fãs e festivaleiras. Quisemos por isso saber se o equilíbrio de género continuará a ser refletido nos cartazes das próximas edições.

“Tem que haver oportunidade e disponibilidade de artistas, também. Nós tentámos fazer isso no Brasil e não foi possível. Tem muito a ver com as agendas, mas a diversidade é importante para o Rock in Rio, por isso, se nós conseguirmos construir conversas que provoquem esse debate na sociedade, nós vamos continuar a fazê-lo“, admitiu Roberta Medina.

Percorra a galeria de imagens acima e veja alguns da apresentação das novidades programadas pelo Rock in Rio Lisboa para este ano e para as edições de 2020 e 2022.

Roberta Medina: “Nunca existiu o ‘você não pode porque é mulher’”

Os acessórios que tem que levar ao Rock in Rio