Nós somos igualitários no discurso mas nas práticas as assimetrias são imensas.” A Secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, em entrevista ao programa Conversa Delas, revela que as leis da paridade e da igualdade salarial estarão prontas em breve e que a sua intenção é trabalhar de forma multidisciplinar para assegurar que as mudanças se tornam efetivas.

Para Rosa Monteiro, a par das resistências do mundo do trabalho – que impedem a progressão da carreiras das mulheres até ao topo -, os papéis de género a que mulheres e homens estão ainda obrigados na sociedade são um obstáculo à concretização de um país mais igualitário. A Secretária de Estado acredita que os “homens também ganham com a igualdade” e considera que para que o cenário se altere “as mulheres também têm de mudar“.

Nesta entrevista ao Delas.pt, Rosa Monteiro refere políticas de igualdade tem como prioritárias e conta com chegou a Secretária de Estado, relembrando o trabalho que fez no interior do país em concelhos como Armamar e Viseu. Assume ainda que só se pode dedicar inteiramente ao trabalho porque o marido e filho vivem “completamente autónomos.”

 

 

 

 

 

Esta Conversa Delas passa na rádio TSF esta segunda-feira à noite, depois do noticiário das 23h00 e será publicada na íntegra em Delas.pt.