Rossy de Palma: “A sedução é ótima, mas ser mulher significa muito mais”

Rossy de Palma tem 51 anos
Rossy de Palma tem 51 anos

Pela primeira vez em 21 anos, Rossy de Palma protagoniza um filme de Pedro Almodóvar. Em ‘Julieta’, a eterna musa do realizador espanhol é transportada para a década de 1980 para dar vida a Marian, uma mulher que está desaparecida há vários anos. “É um filme em que tudo é contido – a dor, o amor, as lágrimas”, conta a atriz espanhola, em entrevista ao jornal britânico ‘The Guardian’.

Mas ‘Julieta’ é, sobretudo, um retrato do envelhecimento. Por isso, Almodóvar quis que a personagem principal fosse interpretada por duas atrizes diferentes. “O Pedro diz que a maquilhagem não pode mudar o olhar, e que é o olhar que conta. Por isso, ele quis duas mulheres, uma jovem e outra madura. Eu prefiro o olhar da mulher mais velha, porque pode ver-se muito mais através dele, tudo aquilo por que ela passou”, frisa De Palma.

Com 52 anos prestes a serem assinalados (a 16 de setembro), a atriz espanhola garante que o envelhecimento não é algo que a preocupe. “Sinto que tenho 25 anos por dentro. E o que é que interessa, afinal? Sou saudável e sinto-me grata por isso, porque é o mais importante. E se continuarmos a ser curiosos, ainda conseguimos ficar maravilhados com os seres humanos, ou com uma flor bonita. Se continuarmos a pensar em filmes que queremos ver e em poemas que queremos escrever, então que diferença faz a idade?”, defende.

Dona de múltiplos talentos, Rossy deu ainda cartas no mundo da música antes de abraçar, definitivamente, o cinema. Em 1986, mudou-se de Palma de Maiorca para Madrid com a banda punk pop que formou nos seus tempos de adolescente, e acabou por ser descoberta por Almodóvar num café. Protagonizou, em 1987, ‘A Lei do Desejo’, e nos oito anos que se seguiram participou em quatro outros filmes do realizador espanhol, tornando-se sua musa.

Não tardou a que designers como Alexander McQueen ou Jean Paul Gaultier a cobiçassem pela sua beleza invulgar e a levassem a percorrer passerelles em Paris. E foi a paixão pela moda que a levou, recentemente, a criar o seu próprio perfume. “Fiz uma fragrância para proteção, porque existem demasiadas apenas para sedução. A sedução é ótima, mas ser mulher significa muito mais”, conclui De Palma.

‘Julieta’ estreia-se em Portugal a 15 de setembro.