Rotinas matinais para aliviar o stress e a tensão

pexels-daria-shevtsova-3597065(1)

Há quem acorde capaz de cantar todas as músicas da playlist mais alegre de sempre e quem não diz nem uma palavra até beber café. Mas, mais do que isso, há pessoas que acordam ansiosas, ou passam o dia neste mood, o que não é nada benéfico para a saúde. Algumas rotinas diferentes podem ajudar no processo.

“As rotinas matinais são poderosas e definem o padrão do resto do nosso dia”, afirmou Lee Chambers, psicóloga e consultora de bem-estar em Inglaterra, ao HuffPost. “Uma manhã cheia de preocupações transforma-se, muitas vezes, numa tarde ansiosa.” Por outro lado, começar a manhã com a intenção de criar uma sensação de calma e confiança faz com que o resto do dia pareça mais controlável, afirmou a especialista.

Mas, afinal, que rituais podemos criar para que as nossas manhãs comecem de forma mais tranquila? Ora veja abaixo.

Tire tempo para si

Se pensa que a melhor solução para começar bem os seus dias é colocar o despertador mesmo em cima da hora de saída, pois desengane-se. Isso apenas fará com que acorde mais ansiosa e à pressa. Por outro lado, seja realista e saiba exatamente quanto tempo consegue despender para si, sem prejudicar o seu ciclo de sono.

“Todos nós temos um período da manhã sobre o qual temos algum nível de controle”, disse a psicóloga. “Para algumas pessoas pode ser uma hora, para outras pode ser 20 minutos.” Seja porque tem um compromisso mais cedo ou porque tem que ir levar os filhos à escola, saiba ver a quantidade exata de tempo que consegue tirar para si, tendo sempre a situação sob controlo.

Sabemos que o sono desempenha um papel fundamental nas nossas vidas, no entanto, acordar um pouco mais cedo, para ter tempo para fazer as suas coisas de forma tranquila e descansada, é meio caminho andado para começar bem o seu dia.

Teste o que é melhor para si

Há quem goste de se levantar e fazer yoga, outros que vão caminhar ou correr um pouco, outros que vão para o ginásio e ainda aqueles que apenas gostam de atualizar as novidades musicais pela manhã. O importante é que comece a fazer algo que gosta, testando que rituais funcionam melhor para si. Saiba exatamente quais são os gatilhos que tendem a impulsionar a sua ansiedade (como despachar-se à pressa) e evite-os.

Crie rotinas prazerosas

Não vale a pena forçar algo que não surge de forma natural, porque pode precisamente ter o sentido contrário. Crie rotinas que funcionem para si e que, acima de tudo, a façam sentir bem. Não queria criar uma mudança drástica e completa ao seu dia a dia: ao invés, vá adicionando pequenas alterações que a fazem sentir melhor.

Aceite quando não resulta

Há dias e dias. Por vezes, acontecem alguns imprevistos que fazem com que não consigamos fazer tudo aquilo que gostaríamos e que planeámos. Não desespere, são coisas que acontecem e há que saber lidar com elas e ultrapassá-las, não criando mais ansiedade por isso.

Beba água

Sobre hábitos mais concretos, algo que é muito importante é começar o seu dia a hidratar-se, bebendo água pela manhã (antes do café, chá, ou qualquer outra coisa). “A água dá-nos uma função cognitiva aumentada, permitindo-nos ter mais clareza mental, elevar o nosso humor e energia e promover uma regulação emocional mais equilibrada. E é algo que demora menos de um minuto”, disse a mesma especialista.

Dê uma volta

Pode não ser correr, pode não ser uma volta de quilómetros: mas dê uma pequena volta nas redondezas logo pela manhã. “Passear pela manhã é ótimo porque leva-nos luz solar aos olhos, estimulando a serotonina, que melhora o nosso humor”, afirmou. “Também aguça os nossos sentidos: conforme o vento bate no nosso rosto, conforme vamos ouvindo os sons do ambiente e sentindo o cheiro do mundo externo. Isto torna-nos mais conscientes e alivia as nossas preocupações no processo”, termina por explicar.

Separe-se do telemóvel

Para a grande maioria das pessoas, especialmente a geração mais nova, é muito normal acordar e mexer logo no telemóvel. Evite este tipo de comportamento. Seja para ver e-mail de trabalho ou apenas as notificações do Instagram, isto fará apenas com que fique mais ansiosa. Até porque a grande probabilidade de perder grande parte do seu tempo a fazer scrool no ecrã é muito elevando, perdendo tempo para fazer outras coisas mais tranquilas e relaxantes.

Alimente-se corretamente

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e é importante ser feita de forma não apenas saudável como também sustentável ao nosso corpo. Por isso, não salte esta refeição da manhã e, mais do que isso, aposto numa boa alimentação a esta hora, de forma a que o seu organismo comece também logo a ser feliz com o que ingere.