Roupas curtas, apertadas e transparentes. Catar define regras para as adeptas no Mundial

FILES-FBL-WC-2022-QAT-STADIUMS
[Fotografia: KARIM JAAFAR / AFP]

A organização do Mundial de Futebol do Qatar 2022, que arranca a 20 de novembro e que se estende até 18 de dezembro, revelou as regras que devem ser observadas por visitantes e adeptos das seleções. Entre elas, há normas específicas para dress code, comportamentos, protocolo e interações, que têm sido divulgadas na imprensa internacional, e que visam em particular as mulheres.

Segundo o que tem sido revelado no âmbito de regras do “faça e não faça” no documento de 16 páginas que tem vindo a ser citado por jornais como o britânico The Independent ou a revista francesa Elle, as fãs femininas não podem usar roupas demasiado curtas, apertadas e transparentes. “Uso de camisas sem mangas, vestidos ou saias curtas, meias curtas, tops curtos será estritamente proibido”, referem as publicações. Mostrar decotes, pernas, braços e ombros despidos está completamente fora de questão.

O uso do véu é exigido em locais de culto, mas fora deles não é apresentado como obrigatório. Porém, é recomendado como forma de “integrar e respeitar a cultura local e evitar atenção indesejada”. Já sobre os comportamentos, recomenda-se contenção e absoluta discrição. O documento recomenda que se evite o toque de mãos, os abraços em público.

Regras covid-19 para o Mundial

Teste negativo à covid-19 à chegada é obrigatória, mas a vacinação não é. Em setembro, a organização especificou que todos os visitantes com 18 ou mais anos também devem descarregar uma aplicação de telemóvel administrada pelo governo do emirado, denominado Ehteraz, que rastreia os movimentos e o estado de saúde das pessoas.

“Um Ehteraz verde (mostrando que o usuário não tem um caso confirmado de covid-19) é necessário para entrar em qualquer espaço público fechado”, adianta a organização.

Os visitantes devem poder apresentar um resultado negativo de um teste PCR realizado nas 48 horas anteriores à chegada ou de um teste rápido oficial realizado nas 24 horas anteriores.

A realização dos testes à covid-19 para visitantes com seis ou mais anos é obrigatória “independentemente do status de vacinação do indivíduo”, acrescentam os organizadores.

A vacinação não é obrigatória para os cerca de 1,2 milhões de visitantes esperados para o período do Mundial do Qatar.

As máscaras devem ser usadas nos transportes públicos, incluindo o sistema de metro, que muitos adeptos usarão para chegar aos oito estádios em Doha e arredores, que irão receber a prova.

“Qualquer pessoa que teste positivo à covid-19 enquanto estiver no Qatar será obrigada a um período de isolamento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde Pública”, disseram ainda os organizadores.

A seleção portuguesa vai disputar a Taça e está inserida no Grupo H, com Uruguai, Gana e Coreia do Sul.