RTP acaba com DDT e promete novos programas de humor em 2019

O diretor de programas da RTP, José Fragoso, confirma a informação que já tinha sido avançada por Ana Bola há cerca de um mês, em entrevista à TV7 Dias. Na noite de quinta-feira, 6 de dezembro, a atriz reconfirmou-a, na sua página de Facebook: o programa de humor da RTP1, Donos Disto Tudo – DDT chega ao fim. “Ao fim de 3 anos no ar, o DDT vai acabar no fim de dezembro. A vida é assim. É pena por ser o único programa de humor voluntário da televisão portuguesa”, escreveu a atriz e humorista que integra o elenco do formato que satiriza a atualidade política, económica, social e de costumes do país.

Na galeria acima pode recordar alguns momentos de sátira política e social que foram exibidos nas mais recentes emissões: de António Costa, primeiro-ministro à cantora Maria Leal, de Donald Trump a Pedro Santana Lopes e ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, pelo programa passaram personagens que retratavam o ministro da Economia, Mário Centeno, a líder centrista Assunção Cristas, a coordenadora do Bloco De Esquerda, Catarina Martins. Conteúdos que não esqueceram, entre outros, o IVA das touradas, a robot Sophia, o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e a transferência do momento: Cristina Ferreira.

Ana Bola facebook RTP1 Donos disto Tudo DDT
Mensagem de Ana Bola na sua página de facebook sobre o fim do programa de humor e sátira da RTP1, Donos Disto Tudo – DDT [Fotografia: Facebook]
“Nós ficamos tristes. Acredito que alguns de vocês também. E esperamos que muito rapidamente o humor volte aos écrans e não se limite aos núcleos cómicos da novelas e às cenas do parlamento”, conclui, com um sorriso.

Confrontado, José Fragoso, diretor de programas da estação pública confirma a informação ao Delas.pt. “O programa vai acabar no fim do ano e tal já foi comunicado há alguns meses”, afirma o responsável, garantindo que vêm aí “novos formatos na área do humor”.

José Fragoso RTP
José Fragoso, diretor de Programas da RTP [Fotografia: GI]

“É necessário criar novos programas e eles vão chegar em 2019”, adiantou, garantindo que “ainda no primeiro trimestre” do ano que vem já vão existir conteúdos dessa natureza. Não revela, porém, quem são os elencos ou se os atores que integram atualmente o DDT podem prosseguir, mas noutros moldes.

“Não vou adiantar nada agora, até porque no início do ano vamos revelar o que vai acontecer. Temos produtos de humor pensados em várias linhas, que é uma área fundamental da televisão. Eles surgem, fazem o seu caminho, mas temos de pensar sempre em novos projetos”, sustenta.

O responsável garante mesmo ao Delas.pt que este tipo de conteúdos na antena da estação pública não está em risco com o fim do DDT. E defende-se: “Temos atualmente vários formatos no ar com essa componente, temos o humor do Herman José, no programa dele, e da Filomena Cautela, no 5 Para a Meia-Noite”, alega. Apesar das diversas tentativas, não foi possível chegar à fala, até ao momento, com a atriz Ana Bola.

“Sou um dos pais deste género de humor DDT”

Garantindo que a estação pública não vai deixar cair a sátira, Fragoso lembra que “mais do que serem conteúdos de humor sobre política”, certo é que a sátira “deve sempre refletir a atualidade porque o humor tem sempre de falar de todos os temas: costumes, comportamentos, políticos, artísticos, desportistas”.

E acrescenta: “Posso dizer que sou um dos pais deste género de humor DDT porque, em 2011, quando era diretor de programas na RTP, criei o Estado de Graça, que era inovador. Depois foi interrompido pela RTP [Fragoso já não estava na estação pública] e recuperado mais tarde como Donos Disto Tudo, refletindo a atualidade da altura”. Por isso, José Fragoso promete agora: “O humor e os humoristas são muito importantes em televisão, a questão é fazê-lo com formatos sempre diferentes”, reitera ao Delas.pt.

Imagem de destaque: DR

RTP: Elas são menos e recebem em média menos 120 euros mensais que os homens