RTP1: Soraia Chaves, Victoria Guerra e Maria João Bastos juntas a 26 de outubro

a carregar vídeo

Três mulheres, três figuras incontornáveis da história portuguesa recente, três personalidades que lutaram contra a ditadura, três protagonistas da nova série da RTP1 e que se estreia a 26 de outubro, às 22.30 horas: a deputada e poetisa Natália Correia, a jornalista Vera Lagoa e a editora Snu Abecassis.

A dar vida, corpo e pele àquelas três lutadoras contra a repressão e pela revolução cultural – cada uma à sua maneira e com as ferramentas que dispunha – estão, respetivamente, as atrizes Soraia Chaves, Victoria Guerra e Maria João Bastos. Na galeria acima veja algumas das imagens da série televisiva de 13 episódios e que vai começar a ser exibida na RTP1.

Esta trama de época tem a assinatura de Fernando Vendrell, responsável da produtora David & Golias, e, na galeria, acima pode ver já algumas imagens deste trabalho que documenta as lutas femininas durante o Estado Novo.

A ficção assinada por Fátima Ribeiro e Luís Alvarães dá um salto no tempo, entre 1961 e 1973, quando o Estado Novo caminhava para o seu longo epílogo. Uma série criada a partir “das biografias e da intervenção cultural e cívica da poetisa Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa (pseudónimo de Maria Armanda Falcão)”, lê-se na apresentação que é feita do projeto, no site.

Um retrato de Portugal entre “o início da Guerra colonial à véspera da Revolução de Abril”. “A ação e os percursos cruzados de mulheres como Snu, Natália e Maria Armanda são um exemplo de coragem e compromisso com os tempos futuros”, refere a mesma produtora.

Para lá das protagonistas, o elenco conta com a participação de atores como Fernando Luís, Pedro Lamares, Isaac Graça, João Lagarto Ana Padrão, Rita Brutt e, entre outros, Afonso Lagarto.

Imagem de destaque: Divulgação RTP

Os direitos e a resistência das mulheres no Estado Novo