Rua Sésamo: menina passa a ser sem-abrigo

rua sésamo
Lily, a personagem sem-abrigo da 'Rua Sésamo' [Fotografia: DR]

A série infantil internacional Rua Sésamo – e que já passou por Portugal, pela mão da estação pública de televisão – volta a chamar à atenção para as causas sociais e, desta vez, apresenta uma personagem residente da história que se torna sem-abrigo. Uma evolução na história que tem lugar na versão original da série, a norte-americana, e que pretende retratar o número crescente de crianças que deixaram de ter um lar naquele país em crescentes dificuldades socio-economicas.

O retrato social é, então, feito na pele de uma boneca cor-de-rosa, que tem sete anos e que se chama Lily. Ora, inicialmente apresentada em 2011 e já tendo sobre os ombros uma mensagem social em torno da fome, esta personagem queria apelar para a consciencialização da enorme quantidade de cidadãos dos Estados Unidos da América, em particular crianças, que já não tinham o que comer em casa, com a família.

‘Rua Sésamo’ cria plano educativo para crianças refugiadas

“Quando a Lily surgiu pela primeira vez, ela vinha integrada na iniciativa em torno da alimentação e fome. Ora, ela não é nova na história, mas parecia a mais indicada personagem para acomodar esta extensão na narrativa com o objetivo de levar as crianças a identificarem-se com ela”, referiu Sherrie Westin. Para a presidente do grupo de impacto e filantropia globais associado à Rua Sésamo, a “esperança” passa por “promover a identificação com a boneca, mas também ajudar os outros a ter empatia e compreensão sobre esta matéria”.

Imagem de destaque: DR

Nova versão de ‘Despacito’ está a pôr as famílias a chorar de tanto rir

YouTube Kids já chegou a Portugal