Rugas de Marionete: saiba o que são e como as pode tratar

rugas
[Fotografia: Anna Shvets/ Pexels ]

As rugas são as marcas do tempo no rosto e, apesar de muitas vezes serem incómodas, contam a história e o percurso de vida. Mas a verdade é que muitas vezes queremos disfarçá-las ou preveni-las para manter um rosto jovem.

Pés de galinha, rugas de expressão, rugas de marionete são algumas das marcas que vamos adquirindo com os anos. Para que as possa disfarçar e tratar, aquelas rugas que se formam nos cantos da boca e que vão até ao queixo, deixamos aqui alguns truques.

O que são?

Este tipo de rugas está relacionado com a perda de volume nas maçãs do rosto à medida que envelhecemos, o que conduz a uma flacidez. A intensa atividade muscular nos cantos do rosto são outro fator.

Costumam aparecer por volta dos 30 anos e ficam mais presentes por volta dos 40. Se fuma tenha atenção, pois esta adição causa tensão no músculo responsável por esta rugas.

Dormir com a cabeça na almofada também incrementa o surgimento destas rugas.

Como prevenir?

Use e abuse de produtos antienvelhecimento de manhã e à noite para combater a flacidez do rosto.

Existem exercícios que pode fazer como encher a boca de ar e depois passar o ar de uma bochecha para a outra por cerca de 30 segundos. De seguida, incline a cabeça para trás e dê uma dúzia de beijos para o ar e expire lentamente. Por fim, sorria.

Como tratar?

Tratamentos antienvelhecimento nem sempre são suficientes e, por isso, deve fazer também ginástica facial, uma solução natural.

Também pode optar por injeções de ácido hialurónico que permitem preencher as falhas maiores.

O lifting é outra hipótese apesar de não atuar diretamente nas rugas de marionete e não as faça desaparecer completamente. Contudo, atenua substancialmente essas rugas.