Sabe que existem vários tipos de relações? Saiba como definir a sua

amor
[Fotografia: juan mendez/ Pexels]

O mundo dos relacionamentos é muito vasto e se antigamente apenas se aceitavam socialmente as relações heterossexuais e que praticavam a monogamia, a verdade é que agora as coisas são muito diferentes.

Nos tempos que correm já nada é preto no branco e o amor vale pelo amor independentemente do tipo de relação que exista.

Dessa forma, ficam aqui alguns tipos de relações.

Monogamia

Um relacionamento desta natureza consiste numa relação romântica e/ou sexual em que existe compromisso apenas com uma pessoa. Qualquer envolvimento com outras pessoas será classificado como uma traição.

Relação aberta

Neste caso é preciso que os envolvidos no relacionamento concordem em ter mais que um parceiro de cada vez. Ou seja, ambas as partes conhecem as vontades e limites da relação.

Poliamor

Por outro lado, um relacionamento poliamoroso significa que pode ter várias relações românticas ou sexuais, mas cada uma depende do acordo dos envolvidos na relação. Por exemplo, algumas pessoas apenas têm acordos poliamorosos românticos, enquanto outros optam por apenas sexual.

Relação assexual

Numa relação assexual existe sentimento mas não contanto sexual ou então um contacto sexual limitado. Por norma, os relacionamentos assexuais são monogâmicos, contudo, pode existir permissão para uma relação aberta.

Relacionamento exclusivo

Esta é uma categoria ligeiramente difícil de definir, pois uma relação exclusiva implica que ambas as partes não têm relações amorosas ou sexuais com mais ninguém, porém não significa que estejam oficialmente a namorar, o que pode tornar a situação frustrante.

Amigos com benefícios

Também esta é uma relação ambígua e que pode levar a um desgosto. Neste género de relação os parceiros são amigos e concordam ter relações sexuais sem compromisso ou eventuais progressões.

Relacionamento Queer

Uma relação Queer acontece quando está a namorar alguém que não se identifica como cisgênero ou heterossexual. Ou seja, qualquer relação em que um dos parceiros seja LGBTQIA+.

Relação casual

Em casos de relação casual existe um baixo tipo de intimidade e de compromisso bem como pouca responsabilidade associada à conexão e tempo juntos. Neste tipo de relacionamento existe apenas alguns encontros casuais.