Sabe quem é Laura Palmer?

A 8 de abril de 1990 David Lynch lançava a pergunta “Quem Matou Laura Palmer?” e com ela uma das maiores séries de culto de sempre, ‘Twin Peaks’. Agora, 26 anos depois do último episódio da segunda temporada, a história criada pelo realizador e por Mark Frost regressa para uma nova etapa, que responderá a outras questões.

A estreia da terceira temporada acontece este domingo, 21 de maio, nos Estados Unidos da América, e uma semana depois, a 28 de maio, às 22h, no canal TV Séries.

Desvendado (aparentemente) o mistério sobre quem matou Laura Palmer, faltava, a 10 de junho de 1991, quando a série parecia ter chegado ao fim, resolver outra pergunta: Quem era Laura Palmer?


Para quem não viu, ‘Twin Peaks’ começa com a jovem (representada pela atriz Sheryl Lee) já morta e é a partir da investigação do homicídio que se desenrola a trama.


Ao longo dos 30 episódios, emitidos, pela primeira vez, entre 1990 e 1991, pouco nos é dado a conhecer sobre esta misteriosa personagem, cujo assassínio abala a pequena e aparentemente pacata cidade de Twin Peaks, no norte interior e rural dos Estados Unidos.

Nas duas temporadas fica-se a saber que Laura Palmer era uma bela e popular rapariga de liceu, mas com uma vida cheia de segredos obscuros. Factos que vão sendo revelados através das outras personagens, também elas bem diferentes daquilo que aparentam ser.

Do agente do FBI encarregado de investigar o seu homicídio, Dale Cooper (Kyle MacLachlan), a Leland Palmer (Ray Wise), o pai de Laura, passando por Bobby Briggs (Dana Ashbrook), o namorado oficial de Laura, James Hurley (James Marshall), o seu namorado secreto, e Donna Hayward (Lara Flynn Boyle), a sua melhor amiga, todos encerram em si demónios e verdades impensáveis.

Quem era Laura Palmer?
Mais pormenores sobre a vida, propriamente dita, de Laura Palmer só seriam conhecidos um ano depois do fim da série, no filme prequela: “Twin Peaks: Os Últimos Sete Dias de Laura Palmer” (1992).

Como indica o título, o filme mostra a semana que antecede a sua morte e os acontecimentos que levam ao seu homicídio. A Laura Palmer que é então revelada assume duas faces, uma mais angelical, de menina bem comportada e rainha do baile do liceu, e outra mais perversa: uma jovem viciada em drogas e sexo, caída nas malhas da prostituição e atormentada por abusos.

Tal como na série, o tom sobrenatural também está presente, sobretudo através da personagem “Bob”, o alegado espírito maléfico que possui Leland Palmer, o pai da jovem e o leva a abusar dela sexualmente.


Mas a versão que mais se aproxima da verdadeira Laura Palmer será talvez aquela que está fora do ecrã, no livro escrito pela filha de David Lynch, Jennifer Lynch.


O Diário Secreto de Laura Palmer” (1990) não se limita a mostrar a vida dupla de uma jovem abusada, em consonância com o que é apresentado na série. No livro, a autora explora mais a relação entre Laura Palmer e a enigmática personagem demoníaca de “Bob”, revelando o que a jovem sente face a essa ligação.

É também no diário que a personagem mantém desde os 12 anos que são contadas as suas ações mais sombrias e os sonhos e acontecimentos que a perturbam.

A nova temporada
Sobre a história desta terceira temporada, que agora estreia, pouco ou nada se sabe, mas as primeiras imagens promocionais garantem que será fiel às duas primeiras, pelo menos em mistério e assombro, e não seria de admirar que Laura Palmer regressasse, considerando episódios passados.

Além disso, tudo permanece no mesmo lugar: o restaurante Double R. Diner e a esquadra de polícia, as florestas densas e claustrofóbicas e o rio que deu a conhecer ao mundo o cadáver de Laura Palmer envolto num saco de plástico

Os novos episódios também mantêm praticamente todo o elenco original. A par dos atores referidos acima, estão de volta David Duchovny e o entretanto desaparecido Miguel Ferrer, juntando-se ainda um leque de convidados de luxo, como Monica Bellucci, Naomi Watts, Laura Dern, Tim Roth, Robert Forster e Jim Belushi.

Aquela que é a estreia mais aguardada da década promete agradar as fãs e trazer novos seguidores para a série de culto criada por David Lynch, há quase três décadas.