Saga de Lisbeth Salander, a heroína de Millennium, chega ao fim?

rooney mara lisbeth salnder
Fotografia: © 2011 Columbia TriStar Marketing Group

A notícia, certamente, deixaria tristes os milhares de fãs da heroína criada pelo jornalista e escritor sueco Stieg Larsson, com a coleção policial Millennium. Foi através dela que conhecemos e nos apaixonámos por Lisbeth Salander, a hacker que viria a tornar-se na protagonista e heroína desta saga. Agora, a sua história parece chegar ao fim. No próximo dia 22 de agosto, será lançado o último livro da série, assinado por David Lagercrantz.

A Rapariga Que Viveu Duas Vezes (será editada em Portugal pela D. Quixote) é o título deste sexto e, aparentemente, último volume da saga iniciada por Stieg Larsson e continuada pelo também sueco David Lagercrantz, a quem coube, vários anos depois da morte de Larsson (em 2004), escrever os quarto e quinto volumes, e agora também o sexto e último, desta coleção.

 

Capa do livro ‘A Rapariga Que Viveu Duas Vezes’, David Lagercrantz (D. Quixote). Preço €20,90 [DR]

 

Neste derradeiro livro, a tecnologia que Lisbeth Salander domina encontra representação nos temas que fazem a atualidade. A narrativa combina “escândalos políticos e jogos de poder com novas tecnologias, genética, expedições dramáticas ao cume do Evereste, e ‘fábricas’ de trolls que criam e difundem notícias falsas, responsáveis por influenciar resultados de eleições ou denegrir a imagem de proeminentes figuras públicas”, refere a nota da editora.

Quanto ao resto, promete não desiludir. Em A Rapariga Que Viveu Duas Vezes, voltamos a cruzar-nos com o humor e as situações levadas ao extremo por Lisbeth Salander que, como é habitual, não olha a meios, nem recorre a métodos convencionais para defender aquilo em que acredita e combater os criminosos.

Um final que se anuncia “épico” para uma coleção que vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo e que passou dos livros para o cinema, com várias adaptações. Apesar do anúncio, a série Millennium tem continuado, para lá das probabilidades. Desde logo, só foi publicada depois da morte do seu criador, Stieg Larsson. Foram lançados três volumes com a sua assinatura. Em 2015, sairia o quarto volume, A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, pela mão de David Lagercrantz, a quem a editora da trilogia original, a Norstedts, decidiu entregar a continuação da história.

 

Mais de 30 livros para começar a ler este verão