Saias para estar à secretária ou na pista de dança

Vivemos numa correria pegada e o tempo parece não dar para tudo, nem sequer para trocar de roupa depois de um dia de trabalho e comparecer no jantar ou na saída à noite combinada com os amigos. Ter uma peça versátil já vestida é então a única forma de não perder tempo. Apostemos, por isso, numa saia elegante e ao mesmo tempo divertida esta é uma das formas de estarmos sempre prontas, quer seja para ir trabalhar ou para o bar mais próximo.

À nossa escolha temos imensos modelos. Umas mais compridas outras mais curtas, com pormenores ou sem e mais largas ou mais justas. Perante tanta diversidade há que encontrar um meio-termo.

Posto isto, a saia lápis é uma escolha sempre acertada, dado o estilo clássico e sofisticado. Nem muito comprida, nem muito curta, esta peça acaba por ser perfeita para ir trabalhar ou para marcar presença numa saída à noite, pois mantém-nos elegantes e o facto de ter um corte justo ajuda a revelar as curvas femininas. Além disso, combina-se facilmente com um top, uma t-shirt mais descontraída ou até uma camisa.

Mas se não é fã das saias lápis descanse que há outras opções. Pode apostar em modelos com um corte mais largo e de comprimento médio, com pormenores como fechos, botões ou bordados, plissada ou não, com roda ou sem ela. É como mais gostar. As saias assimétricas são também uma boa escolha, pois permitem esconder e ao mesmo tempo revelar um pouco as pernas.

De evitar são as saias compridas, aquelas que vão até aos pés. Embora possam ser uma boa escolha para levar para o trabalho, não são a melhor opção para uma saída à noite, pois corremos o risco de andarem sempre a pisá-la ou até mesmo de nós próprias acabarmos por tropeçar nela.

Também as demasiado curtas ou com pormenores demasiado extravagantes, como modelos feitos de lantejoulas ou brilhos, devem ficar de lado. Podem tornar-se peças excessivas para o local de trabalho. Aposte em peças lisas e monocromáticas, mesmo que sejam numa cor mais chamativa, como o vermelho ou o amarelo. Padrões também entram nesta dança, por exemplo o xadrez, além de nos dar um ar mais formal, este ano está em alta.

No entanto, existem profissões onde é possível arriscar mais no vestuário, enquanto outras apresentam um dress code mais específico. Por isso, convém sempre ter em conta o nosso ambiente laboral na hora de escolher determinadas peças de roupa.

 


Conheça também o outono florido que já chegou às lojas.

Veja ainda a coleção de Miguel Vieira a preto e branco em Nova Iorque.


Florbela Lourenço