Saiba aqui se o seu apoio de 125 euros já foi pago

pexels-burst-374897
[Fotografia: Burst/Pexels]

Pode sempre consultar o saldo da conta, mas a Autoridade Tributária (AT) tem prevista uma funcionalidade em que permite perceber o estado do pagamento de apoio extraordinário para fazer face à inflação e que é de 125 euros por cada cidadão e, em caso de filhos, 50 euros por cada um.

Para tal, basta aceder a este site, colocar as suas credenciais de entrada para entrada na sua zona pessoal e escrever, na pesquisa, apoio extraordinário. Se tiver o IBAN atualizado, ser-lhe-á apresentado o estado de entrega do apoio: pago ou a aguardar pagamento.

Recorde-se que o Estado deverá fazer pagamentos diários a 500 mil cidadãos por dia, mas apenas a titulares de rendimentos brutos mensais de até 2.700 euros brutos.

O pagamento do apoio extraordinário aos rendimentos, de 125 euros (titular principal) e de 50 euros (por dependente) será pago pela AT a um ritmo de 500 mil por dia a partir desta quinta-feira, 20 de outubro, totalizando cerca de cinco milhões de beneficiários. Uma medida com um valor global de 840 milhões de euros, segundo avançou o executivo.

De acordo com o gabinete do ministro Fernando Medina, “em regra, os apoios por titular principal e por dependente são pagos em simultâneo”.

“No caso de dependentes inscritos em declarações de rendimentos Modelo 3 de IRS de mais do que um titular principal, o apoio é distribuído equitativamente (25 euros a cada titular), em consonância com as regras para as deduções por dependente em sede de IRS”, explicam as Finanças.

Já no caso dos beneficiários de algumas prestações sociais, o apoio será pago na segunda-feira, pela Segurança Social, a 1,6 milhões de pessoas, disse o gabinete do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A medida foi criada pelo Governo com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos preços, sendo atribuído aos residentes com rendimento bruto até 2.700 euros por mês (37.800 euros anuais), abrangendo ainda beneficiários de algumas prestações sociais, como o subsídio de desemprego.